Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34106
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Intervenções mediadoras no processo de transição dos níveis de hipóteses de escrita na alfabetização de crianças
Autor(es): Carvalho, Nana Karini Lopes
Autor(es): Carvalho, Nana Karini Lopes
Abstract: A presente pesquisa monográfica tem por objetivo discorrer sobre as intervenções mediadoras que auxiliam a alfabetização e no letramento de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. Analisa também como o conhecimento acerca das concepções no processo de aquisição da linguagem escrita pode auxiliar nesse processo. As pesquisas das autoras Emilia Ferreiro e Ana Teberosky foram usadas como uma das bases para nortear esse trabalho. O texto apresenta, ainda, como elemento formador, a concepção de mediação pensada, sistematizada e organizada por Vygostsky a que se objetiva contribuir para uma prática alfabética que pensa a criança como sujeito epistêmico. A monografia ainda aborda os “círculos de cultura”, metodologia de aula pensada por Paulo Freire para o processo de alfabetização, bem como e o método clínico critico, pesquisa realizada por Piaget, como fonte de estudos. O lúdico ainda será apresentando nesse trabalho como elemento essencial na elaboração dos instrumentos que se propõem aos interessados modelos de intervenções nas aulas de alfabetização.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Intervenções – mediadoras
Educação de crianças
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34106
Data do documento: 31-Ago-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nana Karini Lopes Carvalho.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.