https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34106
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Intervenções mediadoras no processo de transição dos níveis de hipóteses de escrita na alfabetização de crianças |
Autor(es): | Carvalho, Nana Karini Lopes |
Autor(es): | Carvalho, Nana Karini Lopes |
Abstract: | A presente pesquisa monográfica tem por objetivo discorrer sobre as intervenções mediadoras que auxiliam a alfabetização e no letramento de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. Analisa também como o conhecimento acerca das concepções no processo de aquisição da linguagem escrita pode auxiliar nesse processo. As pesquisas das autoras Emilia Ferreiro e Ana Teberosky foram usadas como uma das bases para nortear esse trabalho. O texto apresenta, ainda, como elemento formador, a concepção de mediação pensada, sistematizada e organizada por Vygostsky a que se objetiva contribuir para uma prática alfabética que pensa a criança como sujeito epistêmico. A monografia ainda aborda os “círculos de cultura”, metodologia de aula pensada por Paulo Freire para o processo de alfabetização, bem como e o método clínico critico, pesquisa realizada por Piaget, como fonte de estudos. O lúdico ainda será apresentando nesse trabalho como elemento essencial na elaboração dos instrumentos que se propõem aos interessados modelos de intervenções nas aulas de alfabetização. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Intervenções – mediadoras Educação de crianças |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34106 |
Data do documento: | 31-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nana Karini Lopes Carvalho.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.