https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34107
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Práticas alfabetizadoras: análises crítico-reflexivas sobre o ato de alfabetizar |
Autor(es): | Tourinho, Naira Cristina Barreto |
Autor(es): | Tourinho, Naira Cristina Barreto |
Abstract: | O presente trabalho, de caráter analítico e interpretativo, propõe-se a uma reflexão sobre práticas alfabetizadoras atualmente em atividade na rede pública de ensino do município de Salvador, a partir de um panorama histórico sobre a alfabetização no Brasil, sua trajetória política e metodológica - do período colonial até a última década - e da análise de dados recolhidos em experiência de iniciação à docência no Programa de Educação Tutorial (PET), quando foram registrados dados do cotidiano de classes das séries iniciais. Com base nas proposições teóricas de Freire (2011), Cagliari (2009 e 2007), Morais (2012), Soares (2004) e Ferreiro e Teberosky (1999), sobre Alfabetização, buscou-se construir uma análise sobre o ato de alfabetizar, considerando dados do cotidiano de duas turmas, uma do 2º ano e a outra do 1º ao 3º ano (fluxo), para “compreender” as concepções de alfabetização subjacentes a essas práticas. A intenção desta monografia é refletir e entender as práticas alfabetizadoras, tendo em vista os recortes históricos e a análise de metodologias existentes, possibilitando a percepção dos estágios da nossa história em relação ao aprendizado da leitura e escrita. |
Palavras-chave: | Alfabetização Educação Metodologia do ensino Leitura Escrita |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34107 |
Data do documento: | 31-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NAIRA CRISTINA BARRETO TOURINHO.pdf | 849,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.