Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34176
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Brincar e aprendizagem: uma possível relação no primeiro ano do ensino fundamental
Autor(es): Santana, Sheila Pinho
Autor(es): Santana, Sheila Pinho
Abstract: A presente pesquisa analisa a importância do brincar de faz de conta no primeiro ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo demostrar que o jogo de representação na escola deve ser essencial para aprendizagem de crianças que se encontram em pleno desenvolvimento: social, emocional, cognitivo e físico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leituras como: livros, artigos, revistas e sites. Dessa forma buscou ao longo da História a construção sócio - cultural do brincar infantil. Em seguida discutiu sobre o brincar de faz de conta e sua contribuição em relação ao processo de ensino aprendizagem, com base na abordagem teórica de Piaget e Vygotsky, além de outros autores mencionados nesta pesquisa. Por fim, a reflexão da possível relação entre o brincar de faz de conta e realidade das atuais escolas, que oferecem o primeiro ano do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Brincar
Brincar de faz de conta
Ensino fundamental
Aprendizagem
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34176
Data do documento: 6-Set-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SHEILA PINHO SANTANA.pdf846,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.