https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34176
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Brincar e aprendizagem: uma possível relação no primeiro ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Santana, Sheila Pinho |
Autor(es): | Santana, Sheila Pinho |
Abstract: | A presente pesquisa analisa a importância do brincar de faz de conta no primeiro ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo demostrar que o jogo de representação na escola deve ser essencial para aprendizagem de crianças que se encontram em pleno desenvolvimento: social, emocional, cognitivo e físico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leituras como: livros, artigos, revistas e sites. Dessa forma buscou ao longo da História a construção sócio - cultural do brincar infantil. Em seguida discutiu sobre o brincar de faz de conta e sua contribuição em relação ao processo de ensino aprendizagem, com base na abordagem teórica de Piaget e Vygotsky, além de outros autores mencionados nesta pesquisa. Por fim, a reflexão da possível relação entre o brincar de faz de conta e realidade das atuais escolas, que oferecem o primeiro ano do Ensino Fundamental. |
Palavras-chave: | Brincar Brincar de faz de conta Ensino fundamental Aprendizagem |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34176 |
Data do documento: | 6-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SHEILA PINHO SANTANA.pdf | 846,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.