Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Uilma Rodrigues de-
dc.contributor.authorSimões, Sabrina Aristeu-
dc.creatorSimões, Sabrina Aristeu-
dc.date.accessioned2021-09-24T10:43:39Z-
dc.date.available2021-09-24T10:43:39Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34264-
dc.description.abstractO presente trabalho tende a uma discussão sobre a educação e/em tempo integral nas escolas públicas brasileiras. Pretende-se identificar e analisar as propostas desenvolvidas no Programa Mais Educação, adotando como base a experiência de Anísio Teixeira na Bahia nos anos 50. Para tanto, considerou-se o Centro Educacional Carneiro Ribeiro como exemplo de prática para a contribuição de implantação da educação e/em tempo integral no Brasil. O ponto de partida do trabalho consistiu nos levantamentos históricos, correntes filosóficas e sociológicas para desvendar o conceito de educação integral. As Leis da Constituição Federal Brasileira, Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foram utilizadas como instrumentos de estudos para a implantação da ampliação do tempo escolar no Brasil. Os resultados das considerações deste trabalho demonstram que a experiência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro foi a concreta experiência de uma escola integral pública de qualidade, entretanto o Programa Mais Educação ainda há muitas lacunas para serem solucionadas na implementação de uma proposta que se encaixe no contexto da concepção de educação e/ em tempo integral.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectAmpliação do tempo escolarpt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.subjectCentro Educacional Carneiro Ribeiropt_BR
dc.titleRevisitando o conceito de educação integral de ontem e hoje: o Centro Educacional Carneiro Ribeiro e o Mais Educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMatos, Uilma Rodrigues de-
dc.contributor.refereesGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.refereesAlmeida, Silvia Maria Leite de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABRINA ARISTEU SIMOES.pdf409,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.