Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34267
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inclusão do estudante com deficiência no ensino superior e os núcleos de acessibilidade
Autor(es): Santos, Zenir Farias dos
Autor(es): Santos, Zenir Farias dos
Abstract: Este trabalho teve como objetivo investigar e analisar a inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais no Ensino Superior, relacionando-a com a implementação e funcionamento de Núcleos de Acessibilidade em Instituições de Ensino Superior de Salvador. Constatou-se que a educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, assim como o atendimento educacional especializado, são direitos constitucionais não só para a educação básica, mas também para o ensino superior. Apresenta abordagem qualitativa, através do estudo de caso, na qual utilizou a observação e entrevista como instrumentos para coleta de dados. Para desenvolvimento do trabalho, foram realizadas observações e entrevistas em dois núcleos de acessibilidade de duas universidades de Salvador. Os resultados da pesquisa apontam que os núcleos de acessibilidade estão atendendo adequadamente os estudantes que buscam o apoio pedagógico, porém as ações dos núcleos embora haja avanços e práticas diferenciadas as ações precisam ser gerais e não pontuais.
Palavras-chave: Inclusão
Ensino superior
Núcleos de acessibilidade
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34267
Data do documento: 27-Set-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZENIR FARIAS DOS SANTOS.pdf983,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.