https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34267
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A inclusão do estudante com deficiência no ensino superior e os núcleos de acessibilidade |
Autor(es): | Santos, Zenir Farias dos |
Autor(es): | Santos, Zenir Farias dos |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo investigar e analisar a inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais no Ensino Superior, relacionando-a com a implementação e funcionamento de Núcleos de Acessibilidade em Instituições de Ensino Superior de Salvador. Constatou-se que a educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, assim como o atendimento educacional especializado, são direitos constitucionais não só para a educação básica, mas também para o ensino superior. Apresenta abordagem qualitativa, através do estudo de caso, na qual utilizou a observação e entrevista como instrumentos para coleta de dados. Para desenvolvimento do trabalho, foram realizadas observações e entrevistas em dois núcleos de acessibilidade de duas universidades de Salvador. Os resultados da pesquisa apontam que os núcleos de acessibilidade estão atendendo adequadamente os estudantes que buscam o apoio pedagógico, porém as ações dos núcleos embora haja avanços e práticas diferenciadas as ações precisam ser gerais e não pontuais. |
Palavras-chave: | Inclusão Ensino superior Núcleos de acessibilidade |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34267 |
Data do documento: | 27-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ZENIR FARIAS DOS SANTOS.pdf | 983,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.