Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barros, Alessandra Santana Soares e | - |
dc.contributor.author | Santos, Arianne Oliveira | - |
dc.creator | Santos, Arianne Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-27T16:35:56Z | - |
dc.date.available | 2021-09-27T16:35:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-27 | - |
dc.date.submitted | 2013-04 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34272 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia objetiva descrever os impactos da insuficiência renal crônica (IRC) que difi cultam a continuidade do processo de escolarização de crianças e adolescentes, analisando as conse quências biopsicossociais. Crianças e adolescentes com IRC vivenciam perdas e mudanças no que tange seu processo escolar, causando prejuízos ao seu desenvolvimento. A insuficiência renal crônica é caracterizada pela perda progressiva da função renal, levando o organismo a um desequilíbrio total. Sendo assim, para a manutenção da vida, há a necessidade de substituir a função renal perdida, atra vés das terapias de substituição renal. Este trabalho foi realizado por meio da abordagem qualitativa, através de revisão bibliográfica, tendo como base teórica a concepção vigotskiana (Vigotski 2007) de desenvolvimento humano. Foram analisados 4 dissertações e 25 artigos correspondentes as seguintes áreas: Educação, 2 dissertações e 3 artigos; Psicologia, 5 artigos; Enfermagem, 8 artigos; Medicina, 2 dissertações e 6 artigos; Nutrição, 1 artigo; Assistência Social, 2 artigos. Publicados nas bases de dados SciELO e LILACS e disponíveis online. As fontes utilizadas abarcam também, documentos oficiais que preconizam os direitos à educação de crianças e adolescentes hospitalizados e/ou em tra tamento de doença crônica. Os estudos revelaram as dificuldades orgânicas, psicológicas e sociais acarretadas pela IRC que prejudicam a permanência dos sujeitos na escola regular, tendo a hemodiáli se como sendo a terapia de substituição da função renal que mais interfere na vida do indivíduo em idade escolar. O trabalho revela ainda o quão é importante professores e comunidade escolar busca rem conhecer a doença para minimizarem problemas com a adaptação, visando garantir a inclusão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Insuficiência renal crônica | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.title | Implicações da insuficiência renal crônica no processo de escolarização de crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Barros, Alessandra Santana Soares e | - |
dc.contributor.referees | Silva, Maria Celeste Ramos da | - |
dc.contributor.referees | Mascarenhas, Aline Daiane Nunes | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
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