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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34272
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.authorSantos, Arianne Oliveira-
dc.creatorSantos, Arianne Oliveira-
dc.date.accessioned2021-09-27T16:35:56Z-
dc.date.available2021-09-27T16:35:56Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.date.submitted2013-04-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34272-
dc.description.abstractA presente monografia objetiva descrever os impactos da insuficiência renal crônica (IRC) que difi cultam a continuidade do processo de escolarização de crianças e adolescentes, analisando as conse quências biopsicossociais. Crianças e adolescentes com IRC vivenciam perdas e mudanças no que tange seu processo escolar, causando prejuízos ao seu desenvolvimento. A insuficiência renal crônica é caracterizada pela perda progressiva da função renal, levando o organismo a um desequilíbrio total. Sendo assim, para a manutenção da vida, há a necessidade de substituir a função renal perdida, atra vés das terapias de substituição renal. Este trabalho foi realizado por meio da abordagem qualitativa, através de revisão bibliográfica, tendo como base teórica a concepção vigotskiana (Vigotski 2007) de desenvolvimento humano. Foram analisados 4 dissertações e 25 artigos correspondentes as seguintes áreas: Educação, 2 dissertações e 3 artigos; Psicologia, 5 artigos; Enfermagem, 8 artigos; Medicina, 2 dissertações e 6 artigos; Nutrição, 1 artigo; Assistência Social, 2 artigos. Publicados nas bases de dados SciELO e LILACS e disponíveis online. As fontes utilizadas abarcam também, documentos oficiais que preconizam os direitos à educação de crianças e adolescentes hospitalizados e/ou em tra tamento de doença crônica. Os estudos revelaram as dificuldades orgânicas, psicológicas e sociais acarretadas pela IRC que prejudicam a permanência dos sujeitos na escola regular, tendo a hemodiáli se como sendo a terapia de substituição da função renal que mais interfere na vida do indivíduo em idade escolar. O trabalho revela ainda o quão é importante professores e comunidade escolar busca rem conhecer a doença para minimizarem problemas com a adaptação, visando garantir a inclusão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInsuficiência renal crônicapt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleImplicações da insuficiência renal crônica no processo de escolarização de crianças e adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.refereesSilva, Maria Celeste Ramos da-
dc.contributor.refereesMascarenhas, Aline Daiane Nunes-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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