Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34272
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Implicações da insuficiência renal crônica no processo de escolarização de crianças e adolescentes
Autor(es): Santos, Arianne Oliveira
Autor(es): Santos, Arianne Oliveira
Abstract: A presente monografia objetiva descrever os impactos da insuficiência renal crônica (IRC) que difi cultam a continuidade do processo de escolarização de crianças e adolescentes, analisando as conse quências biopsicossociais. Crianças e adolescentes com IRC vivenciam perdas e mudanças no que tange seu processo escolar, causando prejuízos ao seu desenvolvimento. A insuficiência renal crônica é caracterizada pela perda progressiva da função renal, levando o organismo a um desequilíbrio total. Sendo assim, para a manutenção da vida, há a necessidade de substituir a função renal perdida, atra vés das terapias de substituição renal. Este trabalho foi realizado por meio da abordagem qualitativa, através de revisão bibliográfica, tendo como base teórica a concepção vigotskiana (Vigotski 2007) de desenvolvimento humano. Foram analisados 4 dissertações e 25 artigos correspondentes as seguintes áreas: Educação, 2 dissertações e 3 artigos; Psicologia, 5 artigos; Enfermagem, 8 artigos; Medicina, 2 dissertações e 6 artigos; Nutrição, 1 artigo; Assistência Social, 2 artigos. Publicados nas bases de dados SciELO e LILACS e disponíveis online. As fontes utilizadas abarcam também, documentos oficiais que preconizam os direitos à educação de crianças e adolescentes hospitalizados e/ou em tra tamento de doença crônica. Os estudos revelaram as dificuldades orgânicas, psicológicas e sociais acarretadas pela IRC que prejudicam a permanência dos sujeitos na escola regular, tendo a hemodiáli se como sendo a terapia de substituição da função renal que mais interfere na vida do indivíduo em idade escolar. O trabalho revela ainda o quão é importante professores e comunidade escolar busca rem conhecer a doença para minimizarem problemas com a adaptação, visando garantir a inclusão.
Palavras-chave: Insuficiência renal crônica
Escolarização
Inclusão escolar
Educação
Saúde
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34272
Data do documento: 27-Set-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARIANNE OLIVEIRA SANTOS.pdf690,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.