https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3435
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da natureza da ciência de estudantes de física |
Título(s) alternativo(s): | Ciência & Educação (Bauru) |
Autor(es): | Teixeira, Elder Sales Freire Junior, Olival El-Hani, Charbel Niño |
Autor(es): | Teixeira, Elder Sales Freire Junior, Olival El-Hani, Charbel Niño |
Abstract: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as concepções de estudantes de física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Brasil, acerca da natureza da ciência e sua transformação por uma abordagem contextual do ensino de física. Esta abordagem foi desenvolvida em uma disciplina que aborda a mecânica clássica tendo em conta as dimensões históricas e filosóficas da atividade científica. Para a coleta de dados, utilizamos o questionário VNOS-C e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram sistematizados por meio da construção de categorias baseadas nas respostas dos estudantes e, em seguida, foram submetidos a uma análise qualitativa. Os resultados apontaram para uma mudança significativa e favorável das concepções dos estudantes sobre a natureza da ciência em vários aspectos, a despeito da dificuldade observada de superação de algumas noções profundamente enraizadas em suas visões epistemológicas. |
Palavras-chave: | Abordagem contextual Natureza da Ciência Ensino de Física Contextual approach Nature of science Physics teaching |
Editora / Evento / Instituição: | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3435 |
Data do documento: | 2009 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FIS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
06.pdf | 209,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.