Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Maria Izabel Souza | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, Elisabete Santos da Paixão | - |
dc.creator | Cerqueira, Elisabete Santos da Paixão | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T12:58:11Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20T12:58:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-20 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34371 | - |
dc.description.abstract | O fracasso escolar no contexto da Educação Profissional constituiu a temática deste Trabalho de Conclusão de Curso. O interesse pelo tema surgiu a partir de uma experiência de estágio realizada no Instituto Federal da Bahia, campus de Salvador. No desenvolvimento do trabalho investigativo para produção do atual TCC pretendeu-se abordar o fenômeno do fracasso escolar a partir das contribuições da autora Maria Helena Souza Patto, particularmente, sua obra A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia, e, em seguida, discutir a sua especificidade na Educação Profissional. A pesquisa do tipo exploratória e documental, de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar como o fracasso escolar no contexto da Educação Profissional tem sido abordado/discutido em teses e dissertações publicadas no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações nos anos de 2016 a 2019. A pesquisa foi organizada em duas fases, primeiramente, levantamento de teses e dissertações que abordassem especificamente o fracasso escolar na Educação Profissional na base de dados delimitada e, posterior, análise dos quatro trabalhos encontrados. Os resultados obtidos revelaram que as causas para o fracasso escolar na Educação Profissional são múltiplas e variadas, e merecem atenção das instituições de ensino para a tomada de ações que colaborem com o êxito do aluno. A conclusão a que se chega este trabalho é de que a escola ainda precisa desconstruir o pensamento de culpabilização do aluno e/ou sua família pelo fracasso escolar construído por uma literatura carregada de visões negativas para com a classe popular. Também vencer a concepção de aluno ideal partindo da perspectiva de uma diversidade existente numa sala de aula, que apresentam formas variadas de aprender e acessar o conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fracaso escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Produção de conhecimento | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a produção de conhecimento no período de 2016 a 2019 a respeito do "fracasso escolar" no contexto da Educação Profissional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.referees | Carvalho, Marize Souza | - |
dc.contributor.referees | Ribeiro, Maria Izabel Souza | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação da UFBA - FACED | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|