Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Izabel Souza-
dc.contributor.authorCerqueira, Elisabete Santos da Paixão-
dc.creatorCerqueira, Elisabete Santos da Paixão-
dc.date.accessioned2021-10-20T12:58:11Z-
dc.date.available2021-10-20T12:58:11Z-
dc.date.issued2021-10-20-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34371-
dc.description.abstractO fracasso escolar no contexto da Educação Profissional constituiu a temática deste Trabalho de Conclusão de Curso. O interesse pelo tema surgiu a partir de uma experiência de estágio realizada no Instituto Federal da Bahia, campus de Salvador. No desenvolvimento do trabalho investigativo para produção do atual TCC pretendeu-se abordar o fenômeno do fracasso escolar a partir das contribuições da autora Maria Helena Souza Patto, particularmente, sua obra A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia, e, em seguida, discutir a sua especificidade na Educação Profissional. A pesquisa do tipo exploratória e documental, de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar como o fracasso escolar no contexto da Educação Profissional tem sido abordado/discutido em teses e dissertações publicadas no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações nos anos de 2016 a 2019. A pesquisa foi organizada em duas fases, primeiramente, levantamento de teses e dissertações que abordassem especificamente o fracasso escolar na Educação Profissional na base de dados delimitada e, posterior, análise dos quatro trabalhos encontrados. Os resultados obtidos revelaram que as causas para o fracasso escolar na Educação Profissional são múltiplas e variadas, e merecem atenção das instituições de ensino para a tomada de ações que colaborem com o êxito do aluno. A conclusão a que se chega este trabalho é de que a escola ainda precisa desconstruir o pensamento de culpabilização do aluno e/ou sua família pelo fracasso escolar construído por uma literatura carregada de visões negativas para com a classe popular. Também vencer a concepção de aluno ideal partindo da perspectiva de uma diversidade existente numa sala de aula, que apresentam formas variadas de aprender e acessar o conhecimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFracaso escolarpt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectProdução de conhecimentopt_BR
dc.titleReflexões sobre a produção de conhecimento no período de 2016 a 2019 a respeito do "fracasso escolar" no contexto da Educação Profissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.refereesCarvalho, Marize Souza-
dc.contributor.refereesRibeiro, Maria Izabel Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educação da UFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ELISABETE SANTOS DA PAIXÃO CERQUEIRA-convertido (2).pdf631,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.