https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34371
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões sobre a produção de conhecimento no período de 2016 a 2019 a respeito do "fracasso escolar" no contexto da Educação Profissional |
Autor(es): | Cerqueira, Elisabete Santos da Paixão |
Autor(es): | Cerqueira, Elisabete Santos da Paixão |
Abstract: | O fracasso escolar no contexto da Educação Profissional constituiu a temática deste Trabalho de Conclusão de Curso. O interesse pelo tema surgiu a partir de uma experiência de estágio realizada no Instituto Federal da Bahia, campus de Salvador. No desenvolvimento do trabalho investigativo para produção do atual TCC pretendeu-se abordar o fenômeno do fracasso escolar a partir das contribuições da autora Maria Helena Souza Patto, particularmente, sua obra A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia, e, em seguida, discutir a sua especificidade na Educação Profissional. A pesquisa do tipo exploratória e documental, de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar como o fracasso escolar no contexto da Educação Profissional tem sido abordado/discutido em teses e dissertações publicadas no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações nos anos de 2016 a 2019. A pesquisa foi organizada em duas fases, primeiramente, levantamento de teses e dissertações que abordassem especificamente o fracasso escolar na Educação Profissional na base de dados delimitada e, posterior, análise dos quatro trabalhos encontrados. Os resultados obtidos revelaram que as causas para o fracasso escolar na Educação Profissional são múltiplas e variadas, e merecem atenção das instituições de ensino para a tomada de ações que colaborem com o êxito do aluno. A conclusão a que se chega este trabalho é de que a escola ainda precisa desconstruir o pensamento de culpabilização do aluno e/ou sua família pelo fracasso escolar construído por uma literatura carregada de visões negativas para com a classe popular. Também vencer a concepção de aluno ideal partindo da perspectiva de uma diversidade existente numa sala de aula, que apresentam formas variadas de aprender e acessar o conhecimento. |
Palavras-chave: | Fracaso escolar Educação Profissional Produção de conhecimento |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34371 |
Data do documento: | 20-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ELISABETE SANTOS DA PAIXÃO CERQUEIRA-convertido (2).pdf | 631,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.