Abstract: | Apesar de o estado de Goiás ter sido um dos primeiros a implantar a disciplina de música no currículo das escolas de tempo parcial e integral, incluindo as bandas marciais em sua rotina, existe uma carência de estudos que busquem compreender o papel socioeducacional que tais
conjuntos musicais podem proporcionar aos alunos dessas escolas. O presente trabalho
apresenta resultados de uma pesquisa sobre a relação entre atividades de banda e a vida
estudantil no ensino fundamental em centros de ensino de período integral (CEPI). A pesquisa faz uso do método qualitativo, com procedimentos descritivos analíticos, para focalizar três bandas escolares de Goiânia, capital de Goiás, além de abordagem quantitativa para avaliar rendimento escolar. O objetivo é compreender as relações entre a atividade destas bandas escolares e a atuação de seus integrantes na escola. Assim, a investigação analisa se a
atividade de banda desempenha algum papel relevante, ou mesmo essencial, na vida escolar, familiar e/ou nos rendimentos acadêmicos de seus integrantes. Os procedimentos metodológicos incluem questionários, entrevistas, grupo focal e análise de documentos. O estudo do rendimento escolar é realizado através dos dados estatísticos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), dos anos de 2015 e 2017, e da análise do boletim de cada integrante dos grupos musicais, considerando os anos de 2015, 2016 e 2017.Os resultados estatísticos apontam que houve uma melhora, porém não significativa. A parte
qualitativa da pesquisa se dá com a aplicação de questionários semiestruturados e entrevistas
com professores, coordenadores pedagógicos e familiares, que permitem verificar o
comportamento social dos alunos na escola e na família. Em relação aos integrantes das
bandas, o estudo apresenta os resultados de três grupos focais, um com cada banda
participante, cujo objetivo consistem em averiguar os motivos de sua participação e
permanência no conjunto musical para, assim, compreender o tipo de vínculo que eles têm
com suas bandas. De maneira geral, os resultados demonstram que houve melhora no
comportamento e na relação social dos alunos na escola e na família após o ingresso na banda.
Um coordenador pedagógico e disciplinar relata melhora substancial da coordenação motora, da sensibilidade cognitiva, da postura e do respeito ao próximo. Professores de língua portuguesa, matemática e artes relatam que os alunos apresentam crescimento elevado na
questão disciplinar e comportamental em sala de aula, demonstrando que o número de
problemas junto à coordenação caiu substancialmente período a que se refere a pesquisa. Os dados dos grupos focais demonstram que a atividade de banda desempenha uma importante
função na vida social escolar de seus integrantes. Assim, a pesquisa indica que a atividade de banda não resultou rendimento escolar significativo de seus integrantes, porém não atrapalhou
neste sentido. Já em relação ao melhoramento do comportamento escolar de seus integrantes,
pode-se inferir que há alguma relação significativa entre ele e a atividade de banda, ou seja, entre a promoção de bem-estar social e o fazer musical na vida escolar no ensino fundamental. |