https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34592
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Condições de trabalho dos professores em tempos de pandemia: análise do dossiê retratos da escola - v. 14 n. 30, de 2020. |
Autor(es): | Vieira, Jaimilson Barros |
Autor(es): | Vieira, Jaimilson Barros |
Abstract: | A política de desmonte do estado de direito vinha a todo vapor, em 2019, quando começaram a ser divulgado os primeiros casos do Covid-19, em Wuhan, na China, que logo se espalhou pelo mundo, o Sars-cov-2, conhecido como Coronavírus, que devido ao alto poder de disseminação, rapidamente foi detectado em muitos países. O governo Bolsonaro repetiu a política negacionista de Trump e colocou a economia acima das vidas, mesma política adotada pelo primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven. Este Trabalho de Conclusão de Curso de licenciatura em Educação Física tem por objeto a análise do V. 14 N. 30, de 2020 da Revista Retratos da Escola, cujo Dossiê traz pesquisas que tomam como referência o Relatório Técnico realizado pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da Universidade Federal de Minas Gerais, acerca das condições de trabalho docente por ocasião da Pandemia de Coronavírus decretada pela Organização Mundial de Saúde – OMS em 11 de março de 2020. Para a análise do Dossiê foram delimitadas as seguintes questões: quais foram as condições de trabalho dos professores da educação básica durante a pandemia? Como os/as professores/as da educação básica conseguiram desenvolver seu trabalho no ambiente doméstico em contexto pandêmico? Quais as principais dificuldades que os professores estão encontrando? Quais as principais denúncias que o Dossiê faz? Nosso objetivo geral será analisar o DOSSIÊ “Trabalho Docente em Tempos de Pandemia” (RETRATOS DA ESCOLA V. 14 N. 30, DE 2020) buscando nos depoimentos e levantamentos as principais respostas a que chegaram os professores acerca da sua própria experiência e das condições de trabalho e ensino da comunidade escolar. Os artigos do dossiê que foi por nós analisado, buscaram discutir a situação dos professores e, sobre a situação dos mesmos na pandemia, pandemia está que obrigou diversos serviços a serem suspensos, inclusive a educação. Com base no Relatório Técnico Trabalho Docente em Tempos de Pandemia, os editores da revista Retratos da Escola, se propuseram ser o mais abrangente possível. Na composição do dossiê, selecionamos artigos que abordassem desde o trabalho e formação, as condições de trabalho em relação ao gênero, professores que lecionavam em escolas infantil e rural, docentes que lecionavam no ensino especial e etc. A pesquisa ainda está em movimento e outros estudos poderão surgir, não pretendemos aqui encerrar o debate, pois a pandemia está no cotidiano de professores e alunos e suas dificuldades e necessidades continuam presentes. |
Palavras-chave: | Educação Professor Condições de trabalho Condições de formação |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34592 |
Data do documento: | 14-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VERSÃO FINAL DO TCC - JAIMILSON BARROS.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.