Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho , Marize Souza-
dc.contributor.authorOliveira, Marcos Antonio Andrade de-
dc.creatorOliveira, Marcos Antonio Andrade de-
dc.date.accessioned2021-12-14T14:00:55Z-
dc.date.available2021-12-14T14:00:55Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.date.submitted2021-11-16-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34593-
dc.description.abstractO presente estudo trata sobre a importância da formação de professores, sobretudo na educação básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Revela, através de pesquisa bibliográfica e empírica do estágio curricular realizado no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, problemáticas da real situação da EJA e da formação específica de professores para aturem nesta modalidade. Apresenta a concepção de EJA como direito público subjetivo na dimensão da Educação Básica, consolidado pela Constituição Federal do Brasil de 1988, sua regulamentação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000). Com foco na relação de ensino-aprendizagem entre os seus sujeitos, tratamos como hipótese que, no cotidiano da sua didática e prática pedagógica, os professores/as da EJA se valem tanto da didática da pedagogia tradicional, baseada historicamente nos exercícios de repetição, memorização e cópia, como da pedagogia libertadora da problematização que desafia a construção, desconstrução e reconstrução de novos conhecimentos através de um tratamento reflexivo e crítico perante a realidade social e educacional. Como resultado e considerações parciais, apresenta os desafios da formação de professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: a relevância da formação do professorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesDuarte, Rui José Braga-
dc.contributor.refereesMusial, Gilvanice Barbosa da Silva-
dc.contributor.refereesCarvalho, Marize Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.