https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34593
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho , Marize Souza | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Marcos Antonio Andrade de | - |
dc.creator | Oliveira, Marcos Antonio Andrade de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T14:00:55Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T14:00:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-16 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34593 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo trata sobre a importância da formação de professores, sobretudo na educação básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Revela, através de pesquisa bibliográfica e empírica do estágio curricular realizado no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, problemáticas da real situação da EJA e da formação específica de professores para aturem nesta modalidade. Apresenta a concepção de EJA como direito público subjetivo na dimensão da Educação Básica, consolidado pela Constituição Federal do Brasil de 1988, sua regulamentação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000). Com foco na relação de ensino-aprendizagem entre os seus sujeitos, tratamos como hipótese que, no cotidiano da sua didática e prática pedagógica, os professores/as da EJA se valem tanto da didática da pedagogia tradicional, baseada historicamente nos exercícios de repetição, memorização e cópia, como da pedagogia libertadora da problematização que desafia a construção, desconstrução e reconstrução de novos conhecimentos através de um tratamento reflexivo e crítico perante a realidade social e educacional. Como resultado e considerações parciais, apresenta os desafios da formação de professores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos: a relevância da formação do professor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Duarte, Rui José Braga | - |
dc.contributor.referees | Musial, Gilvanice Barbosa da Silva | - |
dc.contributor.referees | Carvalho, Marize Souza | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.