Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34593
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação de jovens e adultos: a relevância da formação do professor
Autor(es): Oliveira, Marcos Antonio Andrade de
Autor(es): Oliveira, Marcos Antonio Andrade de
Abstract: O presente estudo trata sobre a importância da formação de professores, sobretudo na educação básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Revela, através de pesquisa bibliográfica e empírica do estágio curricular realizado no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, problemáticas da real situação da EJA e da formação específica de professores para aturem nesta modalidade. Apresenta a concepção de EJA como direito público subjetivo na dimensão da Educação Básica, consolidado pela Constituição Federal do Brasil de 1988, sua regulamentação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000). Com foco na relação de ensino-aprendizagem entre os seus sujeitos, tratamos como hipótese que, no cotidiano da sua didática e prática pedagógica, os professores/as da EJA se valem tanto da didática da pedagogia tradicional, baseada historicamente nos exercícios de repetição, memorização e cópia, como da pedagogia libertadora da problematização que desafia a construção, desconstrução e reconstrução de novos conhecimentos através de um tratamento reflexivo e crítico perante a realidade social e educacional. Como resultado e considerações parciais, apresenta os desafios da formação de professores.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Pedagogia
EJA
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34593
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.