Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Vanessa Sievers de | - |
dc.contributor.author | Lima, Denise de Oliveira Gomes de | - |
dc.creator | Lima, Denise de Oliveira Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T14:22:14Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T14:22:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34599 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca compreender em que medida a escola
contemporânea pode contribuir para a formação moral dos alunos. Para tanto, o
presente estudo se configura em uma reflexão acerca de quais são alguns valores
compartilhados na atualidade assim como compreender em que medida estes
corroboram para, ou impedem que, a escola proporcione uma formação moral
adequada aos alunos. Ao pensar a moralidade, e especificamente como a
formação moral se dá, faremos uma reflexão à luz das ideias do filósofo e
educador Immanuel Kant. Kant lecionou na Universidade de Könisberg e, nesta
instituição, era comum os professores apresentarem preleções. Mais tarde, um
aluno de Kant reuniu as suas preleções em um texto chamado “Sobre a
Pedagogia”. Este texto apresenta as ideias de Kant no que diz respeito à formação
moral. Ele descreve os quatro estágios que o homem passa até que ele atinja a
moralidade. Para melhor compreender este autor, explicaremos alguns conceitos
centrais da teoria kantiana que possibilitam um melhor entendimento do que para
ele significa formar moralmente. Finalmente, a fim de estabelecer uma conexão
entre a teoria kantiana e a contemporaneidade, apresentaremos algumas citações
do texto Sobre a Pedagogia, justificando porque consideramos tais citações
relevantes para o debate e reflexão atual sobre a formação moral. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação Moral | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.title | A formação moral em tempos plurais: reflexões à partir de uma leitura de Kant | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Almeida, Vanessa Sievers de | - |
dc.contributor.referees | Santana, Kleverton Bacelar | - |
dc.contributor.referees | Santos, Wilson Nascimento | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
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