Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Alves, Rejane de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Daltro, Dandara Santos Souza | - |
dc.creator | Daltro, Dandara Santos Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T11:58:04Z | - |
dc.date.available | 2021-12-15T11:58:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-11 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34603 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar as práticas avaliativas a partir das falas de educadoras que atuam no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Salvador/BA. Tendo como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Como as educadoras desenvolvem as práticas avaliativas no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal
de Educação Salvador/BA? A fundamentação teórica foi desenvolvida com a contribuição de autores/as como Esteban (2003; 2006), Freitas e Fernandes (2007), Luckesi (2011; 2018) e Villas Boas (2007; 2019). Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com os princípios da investigação
explicativa, além da pesquisa bibliográfica, com estudos de produções científicas na área da Avaliação. Além disso, a metodologia é composta por entrevistas semi-estruturadas com sete educadoras da Rede Municipal de Educação de Salvador/BA que responderam a um questionário composto por perguntas subjetivas sobre as práticas avaliativas desenvolvidas nos três primeiros
anos do Ensino Fundamental. Para analisar as informações da pesquisa, utilizamos tópicos
temáticos de análise inspirados na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da
pesquisa, com as falas das educadoras, apontaram que: 1) a concepção de Avaliação é entendida
como processo; 2) o ato de avaliar não deve ser confundido com práticas examinatórias; 3) a prática avaliativa envolve não apenas a Avaliação da produção da educanda como
acompanhamento das aprendizagens, mas também a autoavaliação do trabalho docente; 4) o
planejamento da prática avaliativa precisa ser flexível e centrado no processo de
aprendizagemensino; 5) as cobranças e a burocracia do sistema educacional sobrecarregam o trabalho docente, em especial, durante a Pandemia; 6) há necessidade de formação continuada em
torno da Avaliação que promova a aprendizagem, a inclusão e a democracia. Fundamentado na
análise das respostas das educadoras, concluímos que as educadoras compreendem o papel da
Avaliação, e entendem que a prática examinatória precisa ceder lugar para o ato de avaliar enquanto ação de acompanhamento que envolve orientação e mediação para a construção de aprendizagens dos sujeitos envolvidos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação para Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.title | Diálogos sobre avaliação no ensino fundamental: falas de educadoras do 1º, 2º e 3ºano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.contributor.referees | Souza, Lanara Guimarães de | - |
dc.contributor.referees | Alves, Pietro Matheus Bompet Fontoura | - |
dc.contributor.referees | Alves, Rejane de Oliveira | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
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