Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Leila da Franca-
dc.contributor.authorBastos, Vanessa Fróes-
dc.creatorBastos, Vanessa Fróes-
dc.date.accessioned2022-01-05T11:53:45Z-
dc.date.available2021-01-05-
dc.date.available2022-01-05T11:53:45Z-
dc.date.issued2021-11-22-
dc.date.submitted2021-11-22-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34645-
dc.description.abstractThis research has as its theme the listening of children aged 1 to 3 years old from the Reggio Emilia approach, in moments of non-presential assembly. To understand the concept of listening and the practice of assemblies in Reggio Emilia approach, we first opted for a bibliographical research, having some references such as Carla Rinaldi (2014), Adriana Friedmann (2020), Paola Strozzi (2014), Tiziana Filippini (2014), Paulo Freire (2019) and Marília Dourado (2019). Then, to understand how this practice happened with children aged 1 to 3 years old in the non-presential context, a documental analysis of the records – videos, images and notes – of eight non-face-to-face meetings was carried out. From this analysis, four categories were formulated: Body Listening, Oral Listening, Plastic Listening and Music Listening. At the end of this investigation, the author concludes that the children could be heard through the body, oral, plastic and musical languages they expressed, because these reverberated in later actions of the educators, demonstrating that there was a sensitive and powerful listening. In addition to listening during the assembly moments, it was also noticed that the kits assembled for the children and the connection elements designed for the assemblies also revealed themselves as ways of listening to the children. For all these reasons, it is considered that this research has great social relevance, as a contribution for professionals in Early Childhood Education and to add to research in the non-presential context, caused by the coronavirus pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagem Reggio Emiliapt_BR
dc.subjectAssembleiaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectContexto não-presencialpt_BR
dc.subjectPandemia do coronavíruspt_BR
dc.subjectEscuta das criançaspt_BR
dc.titleEu já escuto os teus sinais: as assembleias na abordagem Reggio Emília no contexto não-presencial na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMonteiro, Letícia Chaves-
dc.contributor.refereesCanda, Cilene Nascimento-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Leila da Franca-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5794347102462587pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Leila da Franca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5794347102462587pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Letícia Chaves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4308563278402473pt_BR
dc.contributor.referee3Canda, Cilene Nascimento-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4482133479710724pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7208030055730163pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema a escuta das crianças de 1 a 3 anos a partir da abordagem Reggio Emilia, nos momentos de assembleia não-presenciais. Para entender a concepção de escuta e a prática das assembleias na abordagem Reggio Emilia, optou-se primeiramente por uma pesquisa bibliográfica, tendo algumas referências como Carla Rinaldi (2014), Adriana Friedmann (2020), Paola Strozzi (2014), Tiziana Filippini (2014), Paulo Freire (2019) e Marília Dourado (2019). Em seguida, para compreender como essa prática se deu com crianças de 1 a 3 anos no contexto não-presencial, foi realizada uma análise documental dos registros – vídeos, imagens e anotações – de oito assembleias não-presenciais. A partir dessa análise, foram formuladas quatro categorias: Escuta Corporal, Escuta Oral, Escuta Plástica e Escuta Musical. Ao final dessa investigação, a autora conclui que as crianças puderam ser escutadas através das linguagens corporal, oral, plástica e musical que expressaram, porque estas reverberaram em ações, posteriores, das educadoras, demonstrando que houve uma escuta sensível e potente. Além das escutas durante os momentos de assembleia, percebeu-se também que os kits montados para as crianças e os elementos de conexão pensados para as assembleias também se revelaram como formas de escuta das crianças. Por tudo isso, considera-se que essa pesquisa tenha grande relevância social, como contribuição para profissionais da Educação Infantil e para somar-se às pesquisas quanto ao contexto não-presencial, ocasionado pela pandemia do coronavírus.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vanessa Fróes Bastos.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Folha de aprovação.pdf101,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.