Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Soares, Leila da Franca | - |
dc.contributor.author | Bastos, Vanessa Fróes | - |
dc.creator | Bastos, Vanessa Fróes | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T11:53:45Z | - |
dc.date.available | 2021-01-05 | - |
dc.date.available | 2022-01-05T11:53:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-22 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34645 | - |
dc.description.abstract | This research has as its theme the listening of children aged 1 to 3 years old from the Reggio Emilia approach, in moments of non-presential assembly. To understand the concept of listening and the practice of assemblies in Reggio Emilia approach, we first opted for a bibliographical research, having some references such as Carla Rinaldi (2014), Adriana Friedmann (2020), Paola Strozzi (2014), Tiziana Filippini (2014), Paulo Freire (2019) and Marília Dourado (2019). Then, to understand how this practice happened with children aged 1 to 3 years old in the non-presential context, a documental analysis of the records – videos, images and notes – of eight non-face-to-face meetings was carried out. From this analysis, four categories were formulated: Body Listening, Oral Listening, Plastic Listening and Music Listening. At the end of this investigation, the author concludes that the children could be heard through the body, oral, plastic and musical languages they expressed, because these reverberated in later actions of the educators, demonstrating that there was a sensitive and powerful listening. In addition to listening during the assembly moments, it was also noticed that the kits assembled for the children and the connection elements designed for the assemblies also revealed themselves as ways of listening to the children. For all these reasons, it is considered that this research has great social relevance, as a contribution for professionals in Early Childhood Education and to add to research in the non-presential context, caused by the coronavirus pandemic. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Reggio Emilia | pt_BR |
dc.subject | Assembleias | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Contexto não-presencial | pt_BR |
dc.subject | Pandemia do coronavírus | pt_BR |
dc.subject | Escuta das crianças | pt_BR |
dc.title | Eu já escuto os teus sinais: as assembleias na abordagem Reggio Emília no contexto não-presencial na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Monteiro, Letícia Chaves | - |
dc.contributor.referees | Canda, Cilene Nascimento | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Leila da Franca | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5794347102462587 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Leila da Franca | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5794347102462587 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Monteiro, Letícia Chaves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4308563278402473 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Canda, Cilene Nascimento | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4482133479710724 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7208030055730163 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como tema a escuta das crianças de 1 a 3 anos a partir da abordagem Reggio Emilia, nos momentos de assembleia não-presenciais. Para entender a concepção de escuta e a prática das assembleias na abordagem Reggio Emilia, optou-se primeiramente por uma pesquisa bibliográfica, tendo algumas referências como Carla Rinaldi (2014), Adriana Friedmann (2020), Paola Strozzi (2014), Tiziana Filippini (2014), Paulo Freire (2019) e Marília Dourado (2019). Em seguida, para compreender como essa prática se deu com crianças de 1 a 3 anos no contexto não-presencial, foi realizada uma análise documental dos registros – vídeos, imagens e anotações – de oito assembleias não-presenciais. A partir dessa análise, foram formuladas quatro categorias: Escuta Corporal, Escuta Oral, Escuta Plástica e Escuta Musical. Ao final dessa investigação, a autora conclui que as crianças puderam ser escutadas através das linguagens corporal, oral, plástica e musical que expressaram, porque estas reverberaram em ações, posteriores, das educadoras, demonstrando que houve uma escuta sensível e potente. Além das escutas durante os momentos de assembleia, percebeu-se também que os kits montados para as crianças e os elementos de conexão pensados para as assembleias também se revelaram como formas de escuta das crianças. Por tudo isso, considera-se que essa pesquisa tenha grande relevância social, como contribuição para profissionais da Educação Infantil e para somar-se às pesquisas quanto ao contexto não-presencial, ocasionado pela pandemia do coronavírus. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|