Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Oliveira, Jessica Chagas | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-18T12:02:09Z | - |
dc.date.available | 2022-01-18 | - |
dc.date.available | 2022-01-18T12:02:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34670 | - |
dc.description.abstract | Digital technologies, present in people's daily lives, help us to fulfill many different
tasks and may also favor the process of teaching and learning of students within
educational institutions. The ease of access and the use of portable devices make
that daily many people produce content and spread it on their digital social networks.
In this way, the production of digital content, being them photos, videos, texts or
audios, has become a habit in society. Taking advantage of something that is known
by the students in favor of their own learning, can make knowledge production more
enjoyable and intellectually stimulating for students. In this context the objective of
the dissertation was to analyze the processes and video productions made by a
group of students and teachers of elementary school - early years, at the Rilza
Valentim School Complex, in São Francisco do Conde-Ba, evaluating the results of
the insertion of digital media in pedagogical practices in the context of cyberculture.
The method used was qualitative, descriptive and analytical and the research was
structured in the multipaper model. Positive results were observed regarding the
improvement of learning and motivation of students in the classroom, because of the
use of a differentiated methodology, which breaks with the traditional teaching model
in which students and teachers consume content. The research concluded that
collaborative classroom video production energizes school practices, stimulates
content production and sharing, and favors and broadens knowledge associated with
our cyber-cultural lives. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Produção colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.subject | Educational Technology | pt_BR |
dc.subject | Collaborative production | pt_BR |
dc.subject | Video | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | pt_BR |
dc.subject | Mobile devices | pt_BR |
dc.subject | Videoteipes na educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | Vídeos em sala de aula: produções colaborativas no contexto da cibercultura | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Currículo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino e aprendizagem na sala de aula | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Couto, Edvaldo Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0777871871325302 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Couto, Edvaldo Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0777871871325302 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Jaqueline Souza de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2028104394138759 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Ana Elisa Drummond Celestino | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3331716215384023 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3079933583007351 | pt_BR |
dc.description.resumo | As tecnologias digitais, presentes no cotidiano das pessoas, nos auxiliam no
cumprimento de diversas tarefas e podem favorecer também o processo de ensino e
aprendizagem de estudantes dentro das instituições de ensino. A facilidade de
acesso e os usos dos dispositivos portáteis fazem com que diversas pessoas
diariamente produzam conteúdos e divulguem em suas redes digitais de
socialização. Desse modo, a produção de conteúdos digitais, sejam eles fotos,
vídeos, textos ou áudios, se tornou um hábito na sociedade. Aproveitar algo que é
do conhecimento dos estudantes a favor da sua aprendizagem pode tornar a
produção de conhecimento mais prazerosa e intelectualmente estimulante para os
estudantes. Nesse contexto o objetivo da dissertação foi analisar os processos e as
produções de vídeos realizados por um grupo de estudantes e professores do
ensino fundamental – anos iniciais, no Complexo Escolar Rilza Valentim, em São
Francisco do Conde-Ba, avaliando os resultados da inserção de mídias digitais nas
práticas pedagógicas no contexto da cibercultura. O método usado foi o qualitativo,
de caráter descritivo e analítico e a pesquisa foi estruturada no modelo multipaper.
Foram percebidos resultados positivos no que diz respeito à melhoria da
aprendizagem e motivação dos estudantes em sala de aula, por causa da utilização
de uma metodologia diferenciada, que rompe com o modelo tradicional de ensino
em que estudantes e professores consomem conteúdos. A pesquisa concluiu que a
produção colaborativa de vídeos em sala de aula dinamiza as práticas escolares,
estimula a produção e compartilhamento de conteúdos, favorece e ampliam saberes
associados as nossas vidas ciberculturais. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|