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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34777
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Alany Lopes de-
dc.date.accessioned2022-02-16T17:42:02Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-02-16T17:42:02Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34777-
dc.description.abstractEste estudo visa descrever a atuação da Escola Família Agrícola de Jaboticaba, através das ações de seu projeto de extensão - o Conviver para a promoção do desenvolvimento local e da convivência no semiárido. Para tanto, optou por uma abordagem qualitativa. A mesma adotou como técnicas de coleta de dados a análise dos relatórios de ações do projeto obtidos na sede do mesmo, além de informações sobre a escola e seu processo educacional colhidas na secretaria da instituição e em relatórios cedidos pela mesma. Na tentativa de resgatar o percurso histórico das EFAs desde seu surgimento na França até sua chegada ao território brasileiro e, especificamente em solo baiano, fez-se um estudo bibliográfico através de autores como BEGNAMI, ZAMBERLAM, ESTEVAM e QUEIROZ, CAVALCANTE e outros que escreveram e pesquisaram sobre a criação e o papel dessas escolas na promoção do desenvolvimento dos territórios onde se inserem. Além desses autores, a pesquisa recorreu aos fundamentos teóricos do grande educador Paulo Freire. O estudo revelou que dentro da realidade semiárida do município de Quixabeira, a EFA de Jaboticaba tem promovido o desenvolvimento local por meio de alternativas viáveis de convivência a realidade local, construídas a partir das ações de seu projeto de extensão, o Conviver. Evidenciou que os resultados dessas ações promovem mudanças na vida dos sujeitos envolvidos projetas em âmbito socioeconômico, humano, ambiental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola Família Agrícolapt_BR
dc.subjectsemiáridopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectConviverpt_BR
dc.titleA atuação da EFA de Jaboticaba no município de Quixabeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marinho, Sandra Maria Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2016366817109691pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Riomar Lopes da-
dc.description.resumoEste estudo visa descrever a atuação da Escola Família Agrícola de Jaboticaba, através das ações de seu projeto de extensão - o Conviver para a promoção do desenvolvimento local e da convivência no semiárido. Para tanto, optou por uma abordagem qualitativa. A mesma adotou como técnicas de coleta de dados a análise dos relatórios de ações do projeto obtidos na sede do mesmo, além de informações sobre a escola e seu processo educacional colhidas na secretaria da instituição e em relatórios cedidos pela mesma. Na tentativa de resgatar o percurso histórico das EFAs desde seu surgimento na França até sua chegada ao território brasileiro e, especificamente em solo baiano, fez-se um estudo bibliográfico através de autores como BEGNAMI, ZAMBERLAM, ESTEVAM e QUEIROZ, CAVALCANTE e outros que escreveram e pesquisaram sobre a criação e o papel dessas escolas na promoção do desenvolvimento dos territórios onde se inserem. Além desses autores, a pesquisa recorreu aos fundamentos teóricos do grande educador Paulo Freire. O estudo revelou que dentro da realidade semiárida do município de Quixabeira, a EFA de Jaboticaba tem promovido o desenvolvimento local por meio de alternativas viáveis de convivência a realidade local, construídas a partir das ações de seu projeto de extensão, o Conviver. Evidenciou que os resultados dessas ações promovem mudanças na vida dos sujeitos envolvidos projetas em âmbito socioeconômico, humano, ambiental.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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