Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Araujo, Alany Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T17:42:02Z | - |
dc.date.available | 2013 | - |
dc.date.available | 2022-02-16T17:42:02Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34777 | - |
dc.description.abstract | Este estudo visa descrever a atuação da Escola Família Agrícola de Jaboticaba, através das ações de seu projeto de extensão - o Conviver para a promoção do desenvolvimento local e da convivência no semiárido. Para tanto, optou por uma abordagem qualitativa. A mesma adotou como técnicas de coleta de dados a análise dos relatórios de ações do projeto obtidos na sede do mesmo, além de informações sobre a escola e seu processo educacional colhidas na secretaria da instituição e em relatórios cedidos pela mesma. Na tentativa de resgatar o percurso histórico das EFAs desde seu surgimento na França até sua chegada ao território brasileiro e, especificamente em solo baiano, fez-se um estudo bibliográfico através de autores como BEGNAMI, ZAMBERLAM, ESTEVAM e QUEIROZ, CAVALCANTE e outros que escreveram e pesquisaram sobre a criação e o papel dessas escolas
na promoção do desenvolvimento dos territórios onde se inserem. Além desses autores, a pesquisa recorreu aos fundamentos teóricos do grande educador Paulo Freire. O estudo revelou que dentro da realidade semiárida do município de Quixabeira, a EFA de Jaboticaba tem promovido o desenvolvimento local por meio de alternativas viáveis de convivência a realidade local, construídas a partir das ações de seu projeto de extensão, o Conviver. Evidenciou que os resultados dessas
ações promovem mudanças na vida dos sujeitos envolvidos projetas em âmbito socioeconômico, humano, ambiental. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola Família Agrícola | pt_BR |
dc.subject | semiárido | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Conviver | pt_BR |
dc.title | A atuação da EFA de Jaboticaba no município de Quixabeira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marinho, Sandra Maria Siqueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2016366817109691 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Riomar Lopes da | - |
dc.description.resumo | Este estudo visa descrever a atuação da Escola Família Agrícola de Jaboticaba, através das ações de seu projeto de extensão - o Conviver para a promoção do desenvolvimento local e da convivência no semiárido. Para tanto, optou por uma abordagem qualitativa. A mesma adotou como técnicas de coleta de dados a análise dos relatórios de ações do projeto obtidos na sede do mesmo, além de informações sobre a escola e seu processo educacional colhidas na secretaria da instituição e em relatórios cedidos pela mesma. Na tentativa de resgatar o percurso histórico das EFAs desde seu surgimento na França até sua chegada ao território brasileiro e, especificamente em solo baiano, fez-se um estudo bibliográfico através de autores como BEGNAMI, ZAMBERLAM, ESTEVAM e QUEIROZ, CAVALCANTE e outros que escreveram e pesquisaram sobre a criação e o papel dessas escolas
na promoção do desenvolvimento dos territórios onde se inserem. Além desses autores, a pesquisa recorreu aos fundamentos teóricos do grande educador Paulo Freire. O estudo revelou que dentro da realidade semiárida do município de Quixabeira, a EFA de Jaboticaba tem promovido o desenvolvimento local por meio de alternativas viáveis de convivência a realidade local, construídas a partir das ações de seu projeto de extensão, o Conviver. Evidenciou que os resultados dessas
ações promovem mudanças na vida dos sujeitos envolvidos projetas em âmbito socioeconômico, humano, ambiental. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|