https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34777
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A atuação da EFA de Jaboticaba no município de Quixabeira |
Autor(es): | Araujo, Alany Lopes de |
Primeiro Orientador: | Marinho, Sandra Maria Siqueira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Riomar Lopes da |
Resumo: | Este estudo visa descrever a atuação da Escola Família Agrícola de Jaboticaba, através das ações de seu projeto de extensão - o Conviver para a promoção do desenvolvimento local e da convivência no semiárido. Para tanto, optou por uma abordagem qualitativa. A mesma adotou como técnicas de coleta de dados a análise dos relatórios de ações do projeto obtidos na sede do mesmo, além de informações sobre a escola e seu processo educacional colhidas na secretaria da instituição e em relatórios cedidos pela mesma. Na tentativa de resgatar o percurso histórico das EFAs desde seu surgimento na França até sua chegada ao território brasileiro e, especificamente em solo baiano, fez-se um estudo bibliográfico através de autores como BEGNAMI, ZAMBERLAM, ESTEVAM e QUEIROZ, CAVALCANTE e outros que escreveram e pesquisaram sobre a criação e o papel dessas escolas na promoção do desenvolvimento dos territórios onde se inserem. Além desses autores, a pesquisa recorreu aos fundamentos teóricos do grande educador Paulo Freire. O estudo revelou que dentro da realidade semiárida do município de Quixabeira, a EFA de Jaboticaba tem promovido o desenvolvimento local por meio de alternativas viáveis de convivência a realidade local, construídas a partir das ações de seu projeto de extensão, o Conviver. Evidenciou que os resultados dessas ações promovem mudanças na vida dos sujeitos envolvidos projetas em âmbito socioeconômico, humano, ambiental. |
Abstract: | Este estudo visa descrever a atuação da Escola Família Agrícola de Jaboticaba, através das ações de seu projeto de extensão - o Conviver para a promoção do desenvolvimento local e da convivência no semiárido. Para tanto, optou por uma abordagem qualitativa. A mesma adotou como técnicas de coleta de dados a análise dos relatórios de ações do projeto obtidos na sede do mesmo, além de informações sobre a escola e seu processo educacional colhidas na secretaria da instituição e em relatórios cedidos pela mesma. Na tentativa de resgatar o percurso histórico das EFAs desde seu surgimento na França até sua chegada ao território brasileiro e, especificamente em solo baiano, fez-se um estudo bibliográfico através de autores como BEGNAMI, ZAMBERLAM, ESTEVAM e QUEIROZ, CAVALCANTE e outros que escreveram e pesquisaram sobre a criação e o papel dessas escolas na promoção do desenvolvimento dos territórios onde se inserem. Além desses autores, a pesquisa recorreu aos fundamentos teóricos do grande educador Paulo Freire. O estudo revelou que dentro da realidade semiárida do município de Quixabeira, a EFA de Jaboticaba tem promovido o desenvolvimento local por meio de alternativas viáveis de convivência a realidade local, construídas a partir das ações de seu projeto de extensão, o Conviver. Evidenciou que os resultados dessas ações promovem mudanças na vida dos sujeitos envolvidos projetas em âmbito socioeconômico, humano, ambiental. |
Palavras-chave: | Escola Família Agrícola semiárido Desenvolvimento Conviver |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34777 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia ALANY LOPES DE ARAUJO.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.