https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34778
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os jogos eletrônicos e suas implicações no processo de aprendizagem no contexto escolar |
Autor(es): | Santana, Ananda Ticiane Santos De |
Primeiro Orientador: | Santos, Romilson Augusto dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Brito Filho, Wilson Lima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira Jr, Lauro Gurgel de |
Resumo: | O presente trabalho monográfico, de caráter bibliográfico qualitativo, discorrerá acerca de uma temática relevante e atual que são o uso dos jogos eletrônicos como ferramentas de aprendizagem que auxiliam na aquisição do conhecimento. Nesta pesquisa trouxemos diferentes visões que permeiam o mundo dos jogos eletrônicos realçando suas características positivas, as quais podem contribuir para uma aprendizagem dinâmica, interativa e motivacional. A tecnologia está imersa nas nossas vidas e na sociedade, de forma consciente e inconsciente, e o sistema educacional precisa se apropriar dessas informações para desfrutar dos seus aspectos úteis e agregar instrumentos que sejam facilitadores da aprendizagem. É de suma importância que a escola se alie à tecnologia para acrescentar ao contexto escolar práticas educativas que acompanhem as demandas dos educandos e da sociedade. Para que a utilização dos jogos seja feita de maneira efetiva é preciso conhecimento, informação, didática e organização por parte dos docentes, discentes e familiares. |
Abstract: | O presente trabalho monográfico, de caráter bibliográfico qualitativo, discorrerá acerca de uma temática relevante e atual que são o uso dos jogos eletrônicos como ferramentas de aprendizagem que auxiliam na aquisição do conhecimento. Nesta pesquisa trouxemos diferentes visões que permeiam o mundo dos jogos eletrônicos realçando suas características positivas, as quais podem contribuir para uma aprendizagem dinâmica, interativa e motivacional. A tecnologia está imersa nas nossas vidas e na sociedade, de forma consciente e inconsciente, e o sistema educacional precisa se apropriar dessas informações para desfrutar dos seus aspectos úteis e agregar instrumentos que sejam facilitadores da aprendizagem. É de suma importância que a escola se alie à tecnologia para acrescentar ao contexto escolar práticas educativas que acompanhem as demandas dos educandos e da sociedade. Para que a utilização dos jogos seja feita de maneira efetiva é preciso conhecimento, informação, didática e organização por parte dos docentes, discentes e familiares. |
Palavras-chave: | Jogos Eletrônicos Tecnologia Aprendizagem Contexto Escolar |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34778 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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