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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34901
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os impactos da consciência fonológica no processo de alfabetização.
Autor(es): Santos, Leila Lagos dos
Primeiro Orientador: Bezerra, Raquel Nery Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Raquel Nery Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Arapiraca, Mary de Andrade
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Liane Castro de
Resumo: A pesquisa do tipo observação participante pretendeu analisar a escrita de alunos em processo de alfabetização de uma escola municipal da cidade de Salvador, que passaram por processos metafonológicos de compreensão da língua materna, mediados pela própria observadora desta pesquisa, à luz da noção da consciência fonológica. Para tanto, foram coletados dados referentes a diagnósticos de produções escritas realizados por alunos da Escola Municipal Desportiva Santa Rita, dentro do próprio processo de ensino-aprendizagem, na interação cotidiana entre o educador e os alunos, à medida que os dados iam surgindo, de acordo com as necessidades do grupo. No diagnóstico, eram solicitadas escritas de determinadas palavras selecionadas por critérios de número de sílabas e complexidades fonológicas e/ou ortográficas, às quais os alunos produziam mediante habilidades metafonológicas já trabalhadas em sala pela professora regente. O resultado consistiu num processo de reflexão da língua materna por parte dos alunos, de modo que eles foram construtores de suas próprias produções escritas, avançando em questões ligadas à leitura e escrita e à compreensão do próprio Sistema de Escrita Alfabética, incluindo regras de ortografia de forma consciente.
Abstract: The participant observation research aimed to analyze the writing of students in the literacy process literacy process of a municipal school in the city of Salvador, that went through metaphonological processes of metaphonological understanding of the mother tongue, mediated by the observer of this observers of this research, in light of the notion of phonological awareness. To this end, data To do this, data were collected from the diagnostic tests of written production carried out by students at the Escola Escola Municipal Desportiva Santa Rita, within the teaching-learning process itself, in the daily interaction between the educator and the students, as the data emerged, according to the needs of the group. according to the needs of the group. In the diagnosis, the students were asked to write down certain words of certain words selected by criteria of number of syllables and phonological and/or orthographic complexities, which the students produced using metaphonological skills already metaphonological skills already worked on in the classroom by the regular teacher. The result was a The result was a process of reflection on the mother tongue by the students, so that they were constructors of their own constructors of their own written productions, advancing in issues related to reading and writing and to the understanding of the writing and the understanding of the Alphabetic Writing System itself, including spelling rules in a conscious way. including spelling rules in a conscious way. Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)
Palavras-chave: Alfabetização
Metacognição
Consciência Fonológica
Sistema de Escrita Alfabética
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34901
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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