https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34919
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | TDAH: Percepção e Intervenção no contexto escolar |
Autor(es): | Santos, Renata de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardoso, Diana Maria Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Amazonas, Uilma Rodrigues de Matos |
Resumo: | Esta monografia dedicou-se a estudar sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, para compreender e analisar como os docentes percebem e intervêm nos casos de alunos com esse transtorno, desmembrando-se no aprofundamento das dimensões histórico-conceituais, identificando as percepções docentes e descrevendo as intervenções pedagógicas direcionadas ao aluno. O estudo considerou crianças em período escolar de ensino fundamental, bem como os docentes da educação básica. O trabalho foi baseado nas pesquisas sobre o tema na literatura nacional e internacional e nas minhas experiências pessoais. As abordagens feitas abrangem questões como as intervenções e técnicas pedagógicas, a abordagem do sistema educacional brasileiro sobre transtornos de aprendizagem, os tratamentos indicados para crianças com TDAH, a relevante presença da família em parceria com os profissionais da educação e saúde mental. Os resultados encontrados relacionados às intervenções para a criança com TDAH, trazem visibilidade sobre a realidade e impactos na vida escolar e social da criança e repercussões no futuro destas. Estes demonstram a necessidade de um maior investimento nas mudanças das práticas nos diversos contextos onde a criança com TDAH está inserida, bem como de atualização curricular para formação docente, incluindo praticas inclusivas para as crianças com TDAH, para que a atenção às crianças com TDAH protagonizem uma educação significativa e contextualizada com as crianças com esse transtorno. |
Abstract: | This monograph was dedicated to studying Attention Deficit Disorder and Hyperactivity – ADHD, to understand and analyze how teachers perceive and intervene in the cases of students with this disorder, breaking up into the deepening of the historical-conceptual dimensions, identifying the perceptions teachers and describing the pedagogical interventions aimed at the student. O study considered children in elementary school, as well as basic education teachers. The work was based on research on the theme in national and international literature and in my personal experiences. At approaches taken cover issues such as interventions and techniques pedagogical practices, the approach of the Brazilian educational system on learning, the treatments indicated for children with ADHD, the relevant presence of the family in partnership with education and mental health professionals. The results found related to interventions for children with ADHD, bring visibility to the reality and impacts on the child's school and social life and repercussions for their future. These demonstrate the need for greater investment in changes in practices in the different contexts where children with ADHD is included, as well as curricular updating for teacher training, including inclusive practices for children with ADHD, so that attention to children with ADHD are the protagonists of a meaningful and contextualized education with children with this disorder. |
Palavras-chave: | TDAH Educação Docentes Intervenções |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34919 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_RENATA DE OLIVEIRA SANTOS.pdf | 223,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.