Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Daniela Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T17:35:39Z | - |
dc.date.available | 2013 | - |
dc.date.available | 2022-03-22T17:35:39Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34924 | - |
dc.description.abstract | This present work was intended to reveal how the family has been interfering
in the child's school learning process, especially with a focus on reading
and in writing. For this, it was structured in the following objectives: the objective
general sought to investigate, from the literature and through interviews, how the family
can interfere with the child's school learning process in the life cycle.
literacy and specific objectives intended to identify the context
economic and social status of children who have difficulties in acquiring reading
and writing and understand the role of the family in the child's life in the current context
in general. In order to theoretically validate this research, it was
based on the contributions of Prado (1981), Rizzo (2002), Soares (2011),
Teberosky (2003), Oliveira (2001), Freire (1996) among others. the work was
structured through the qualitative perspective based on Minayo (1998), as well
as well as bibliographic research. The results showed that there is still a long way to go to
that there is a true partnership between the family and the school in the search for a
quality school learning for children. And in the interviews it was evidenced that the parents, most of the time, put the responsibility of the school education
only on the educators, and the school, in a way, also blames them, or
responsible, for possible difficulties detected in the learning process
the acquisition of reading and writing by children, especially in the lower classes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A relação familia-escola no processo de alfabetização de crianças | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6685781104871884 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Cleverson Suzart | - |
dc.contributor.referee2 | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.description.resumo | Este presente trabalho teve a intenção de desvelar como a família vem interferindo
no processo de aprendizagem escolar da criança, especialmente com foco na leitura
e na escrita. Para isso o mesmo estruturou-se nos seguintes objetivos: o objetivo
geral buscou investigar, a partir da literatura e através de entrevistas, como a família
pode interferir no processo de aprendizagem escolar da criança no ciclo da
alfabetização e os objetivos específicos intencionaram identificar o contexto
econômico e social das crianças que apresentam dificuldades da aquisição da leitura
e da escrita e compreender o papel da família na vida da criança no contexto atual
de forma geral. No intuito de validar teoricamente esta pesquisa, a mesma foi
fundamentada com as contribuições de Prado (1981), Rizzo (2002), Soares (2011),
Teberosky (2003), Oliveira (2001), Freire (1996) dentre outros. O trabalho foi
estruturado através da perspectiva qualitativa baseado em Minayo (1998), bem
como da pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que ainda falta muito para
que haja uma verdadeira parceria entre a família e a escola na busca de uma
aprendizagem escolar de qualidade para as crianças. E nas entrevistas evidenciouse que os pais, na maioria das vezes, põem a responsabilidade da educação escolar
somente nos educadores, e a escola de certa forma, também culpa os mesmos, ou
responsáveis, por possíveis dificuldades detectadas no processo de aprendizagem
da aquisição da leitura e da escrita das crianças, sobretudo nas classes populares. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|