Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Cruz, André Leone dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T18:08:07Z | - |
dc.date.available | 2022-01-01 | - |
dc.date.available | 2022-03-29T18:08:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34963 | - |
dc.description.abstract | This academic memorial deals with the discursive genre oral presentation and the teaching of Portuguese, having ethnic-racial relations as its thematic axis. Therefore, it is based on competencies and skills present in the National Common Curricular Base (BNCC) in order to present a didactic proposal for Portuguese language classes in classes of the 9th grade of elementary school. Adapted to the reality imposed by the Coronavirus pandemic, this proposition considers, on the one hand, the practice of hybrid teaching and, on the other, assumptions of gamification. The methodology of the work consists of bibliographical and propositional research based mainly on the studies of Bakthin (2003, 2004), Marcuschi (2007, 2010, 2020), Almeida (2020), Souza (2009), Busarello (2021) and Ribeiro (2019). This theoretical contribution directs the development of a didactic-pedagogical notebook that can support the teaching and learning process of the various stages of the oral presentation genre, addressing basic concepts related to ethnic-racial issues, such as: discrimination and racial prejudice, structural racism, whiteness, blackness, representativeness and anti-racism. It is expected, therefore, to contribute to the process of teaching and learning orality, from its exercise in situations that promote the construction of questions, reflections and positions that are configured in anti-racist practices. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Apresentação oral | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | O gênero discursivo apresentação oral e as relações étnico-raciais: a construção de uma fala antirracista no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Fernanda Maria Almeida dos | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Fernanda Maria Almeida dos | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Ana Lúcia Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Marcos Bispo dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4885134122515454 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este memorial acadêmico versa sobre o gênero discursivo apresentação oral e o ensino de língua portuguesa, tendo como eixo temático as relações étnico-raciais. Para tanto, fundamenta-se em competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no intuito de apresentar uma proposta didática para as aulas de língua portuguesa em turmas do 9º do ensino fundamental. Adaptada à realidade imposta pela pandemia do Coronavírus, tal proposição considera, por um lado, a prática do ensino híbrido e, por outro, pressupostos da gamificação. A metodologia do trabalho consiste em pesquisa bibliográfica e propositiva fundamentada, sobretudo, nos estudos de Bakthin (2003, 2004), Marcuschi (2007, 2010, 2020), Almeida (2020), Souza (2009), Busarello (2021) e Ribeiro (2019). Esse aporte teórico direciona a elaboração de um caderno didático-pedagógico que poderá subsidiar o processo de ensino e a aprendizagem das diversas etapas do gênero apresentação oral, abordando conceitos básicos relacionados às questões étnico-raciais, tais como: discriminação e preconceito racial, racismo estrutural, branquitude, negritude, representatividade e antirracismo. Espera-se, desse modo, contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da oralidade, a partir de seu exercício em situações que promovam a construção de questionamentos, reflexões e posicionamentos que se configurem em práticas antirracistas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS)
|