Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva , Fátima Christiane Cavalcante Henriques da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T18:15:25Z | - |
dc.date.available | 2022-01-01 | - |
dc.date.available | 2022-03-29T18:15:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34964 | - |
dc.description.abstract | Memorial of training integrating of the Languages and Literacies area and Profletras / UFBA Language Studies and Social Practices Line of Action. It was performed a writing based on bibliographic studies, whose authors propose a discursive sociointeractionist reflection, inserted in the field of teaching of the mother tongue and in the interactionist perspective, seeking to strengthen the concepts of literacies and authorial writing. I present a Didactic Sequence proposal for Portuguese language classes, with the objective of developing students' writing based on the textual genre Autobiography. Since the main goal of the construction of this memorial is to propose an analysis of the relationship between the writing of the students of the EJA modality and the literacy practices, going through the relations of the world of work and the ethnic-racial relations in the life of the working student; I also aimed to reflect about my academic and professional training in order that a motivator to produce authorial writing. The work is based on theoretical-methodological conceptions: of self writing, as postulated by Foucault (1992), of language and text in a socio-cognitive-interactional view of Marcuschi (2003, 2010); from literacies by Kleiman (1995, 2005) and Rojo (1995, 2009); Freire's liberating education (1967), with didactic sequence by Schneuwly and Dolz (2004); Street's social literacies (2014) and in its entirety inspired by the phrase by Gloria Anzaldua (2000): “Why am I driven to write?”. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | EJA - Educação de Jóvens Adultos | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
dc.title | A escrita do relato autobiográfico como prática de letramento para alunos do EJA. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Alda | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Raquel Nery Gomes | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Ana Lúcia Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Musial, Gilvanice Barbosa da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6744364075654735 | pt_BR |
dc.description.resumo | Memorial de formação que se insere na área de Linguagens e Letramentos e na Linha de Atuação de Estudos da Linguagem e Práticas Sociais do Profletras/UFBA. Foi realizada uma escrita fundamentada nos estudos de natureza bibliográfica, cujos autores propõem uma reflexão sociointeracionista discursiva, inseridas no campo de ensino da língua materna e na perspectiva interacionista, buscando fortalecer os conceitos de letramentos e escrita autoral. Apresento uma proposta de Sequência Didática para aulas de língua portuguesa, com o objetivo de desenvolver a escrita dos alunos baseando-se no gênero textual Autobiografia. Sendo o principal objetivo da construção deste memorial propor uma análise da relação da escrita dos alunos da modalidade EJA com as práticas dos letramentos perpassando pelas relações do mundo do trabalho e as relações étnico-raciais na vida do aluno trabalhador, objetivei também refletir sobre a minha formação acadêmica e profissional na busca de um estímulo à produção de uma escrita autoral. O trabalho está embasado em concepções teórico-metodológicas: da escrita de si, conforme postulado por Foucault (1992), de língua e texto numa visão sócio-cognitiva-interacional de Marcuschi (2003, 2010); de letramentos de Kleiman (1995, 2005) e Rojo (1995, 2009); educação libertadora de Freire (1967), de sequência didática de Schneuwly e Dolz (2004); de letramentos sociais de Street (2014) e em sua totalidade inspirada na frase de Gloria Anzaldua (2000): “Por que sou levada a escrever?”. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS)
|