https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35152
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A concepção de avaliação da aprendizagem dos discentes de um determinado curso de graduação em pedagogia |
Autor(es): | Oliveria, Elionae Silva de |
Primeiro Orientador: | Alves, Iracy Maria de Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Iracy Maria de Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Samantha Nunes de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Tenório, Robinson Moreira |
Resumo: | Este trabalho, cujo método investigativo utilizado foi o Estudo de Caso, teve como objetivo geral analisar a concepção de Avaliação da Aprendizagem dos discentes de um determinado Curso de Graduação em Pedagogia, que ainda não cursaram e dos que já cursaram o Componente Curricular que trabalha tal área do conhecimento, de uma dada Instituição de Ensino Superior do Estado da Bahia. Buscou-se não só identificar a visão desses alunos sobre a Avaliação da Aprendizagem, mas também verificar como os mesmos caracterizam esta prática a qual estão submetidos na condição de estudantes, e averiguar como esses discentes gostariam de ser avaliados no Curso no qual fazem parte. Para coletar as posições dos discentes, que foram analisadas a partir da abordagem quanti-quali, utilizou-se como instrumento um questionário. Além das posições referidas, também foram coletados e analisados documentos referentes ao Curso de Graduação pesquisado, com vistas a conhecer mais sobre o campo empírico da investigação. A partir deste trabalho foi possível constatar a importância do Componente Curricular referente à Avaliação da Aprendizagem na Matriz Curricular do Curso em questão, comprovando que este, de fato, contribui para um melhor preparo desses alunos, futuros educadores. |
Abstract: | This work, whose investigative was used was the Case Study, had as general study the creation of an Assessment of the Learning of the Students of a certain Undergraduate Course in Pedagogy, who have not yet attended and who have already attended the Curricular Component that works with this area of knowledge, a given Higher Education Institution in the State of Bahia. It was sought not only identify the vision of these students on the Learning Assessment, but also verify how they characterize this practice which are selected in the condition of students, and find out how these students would like to be assessment in the Course in which they are part. To see how the students, who were from the quanti-quali approach, using as an instrument Hmm. In addition to the mentioned references, they were also analyzed and analyzed documents to the researched Graduation Course, with a view to knowing more about the empirical field of investigation. From this work it was possible verification of the importance of the Curriculum Component referring to the Assessment of Learning in the Curriculum Matrix of the Course in question, proving that this, in fact, contribute to a better preparation of these students, future educators. |
Palavras-chave: | Concepção Avaliação da aprendizagem Formação docente Ensino superior Discente Pedagogia |
CNPq: | Ciências humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35152 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ELIONAE SILVA DE OLIVEIRA Copy.pdf | 323,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.