Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35262
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Atividades de mediação para leitura e escrita: uma análise dos níveis de mediação em experiências realizadas por bibliotecas de universidades públicas
Título(s) alternativo(s): Mediation activities for reading and writing: an analysis of the levels of mediation in experiments carried out by public university libraries
Actividades de mediación para la lectura y escrita: un análisis de los niveles de mediación en experiencias realizadas por bibliotecas de universidades públicas
Autor(es): Gomes, Henriette Ferreira
Santos, Raquel do Rosário
Resumo: Trata-se de um estudo descritivo acerca do nível de mediação realizada pelas bibliotecas das universidades públicas por meio de atividades desenvolvidas focalizando as práticas de leitura e de produção escrita. A pesquisa se caracteriza, na primeira etapa, como um levantamento (survey) exaustivo acerca das atividades e experiências realizadas por esse tipo de biblioteca e, na sua segunda etapa, como um estudo dos casos das bibliotecas que informaram estar desenvolvendo atividades que guardam relações mais diretas com a leitura e a escrita. Nessa etapa foram identificadas as possibilidades de redimensionamento dessas atividades, de modo que se possa, a partir da análise dos resultados, sugerir novas configurações que tornem as bibliotecas universitárias mediadoras pró-ativas das práticas de leitura e de produção escrita, especialmente entre os estudantes em nível de graduação, trabalhando pelo desenvolvimento da competência em informação e apoiando mais diretamente a formação de sujeitos autônomos no ato de estudar e produzir conhecimento.
Abstract: Presents the results of a descriptive study about the level of mediation held by the libraries of the public universities through activities focusing on the practices of reading and writing production. The research is characterized, in the first step, as a survey (survey) exhaustive about the activities and experiences for this type of library and, in its second stage, as a study case of libraries that reported to be developing activities that keep relationships with reading and writing. At this stage we sought to identify the potential for scaling these activities, so that they can, from the analysis of the results, suggest new settings that make university libraries proactive mediating practices of reading and writing production, especially among students at the undergraduate level, working for the development of information literacy and supporting more directly the formation of autonomous individuals in the act of studying and producing knowledge.
Palavras-chave: Mediação de leitura
Leitura
Escrita
Bibliotecas universitárias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Citação: GOMES, Henriette F.; SANTOS, Raquel do R. Atividades de mediação para leitura e escrita: uma análise dos níveis de mediação em experiências realizadas por bibliotecas de universidades públicas. Ciência da Informação, [S. l.], v. 43, n. 2, 2015. DOI: 10.18225/ci.inf.v43i2.1408.
Identificador DOI: https://doi.org/10.18225/ci.inf..v43i2.1408
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35262
Data do documento: Mai-2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
grmb,+ci.inf.v43-n2-2014-tematico-mediação-artigo-06.pdfAtividades de mediação para leitura e escrita: uma análise dos níveis de mediação em experiências realizadas por bibliotecas de universidades públicas - Henriette Gomes; Raquel do Rosário665,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.