Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Gomes, Henriette Ferreira | - |
dc.creator | Santos, Raquel do Rosário | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T19:49:26Z | - |
dc.date.available | 2022-05-17T19:49:26Z | - |
dc.date.issued | 2014-05 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Henriette F.; SANTOS, Raquel do R. Atividades de mediação para leitura e escrita: uma análise dos níveis de mediação em experiências realizadas por bibliotecas de universidades públicas. Ciência da Informação, [S. l.], v. 43, n. 2, 2015. DOI: 10.18225/ci.inf.v43i2.1408. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-8353 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35262 | - |
dc.description.abstract | Presents the results of a descriptive study about the level of mediation held by the libraries of the public universities through activities focusing on the practices of reading and writing production. The research is characterized, in the first step, as a survey (survey) exhaustive about the activities and experiences for this type of library and, in its second stage, as a study case of libraries that reported to be developing activities that keep relationships with reading and writing. At this stage we sought to identify the potential for scaling these activities, so that they can, from the analysis of the results, suggest new settings that make university libraries proactive mediating practices of reading and writing production, especially among students at the undergraduate level, working for the development of information literacy and supporting more directly the formation of autonomous individuals in the act of studying and producing knowledge. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ciência da informação | pt_BR |
dc.subject | Mediação de leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecas universitárias | pt_BR |
dc.subject.other | Readership mediation. Readership. Writing. University libraries. | pt_BR |
dc.subject.other | Readership | pt_BR |
dc.subject.other | University libraries | pt_BR |
dc.subject.other | Writing | pt_BR |
dc.title | Atividades de mediação para leitura e escrita: uma análise dos níveis de mediação em experiências realizadas por bibliotecas de universidades públicas | pt_BR |
dc.title.alternative | Mediation activities for reading and writing: an analysis of the levels of mediation in experiments carried out by public university libraries | pt_BR |
dc.title.alternative | Actividades de mediación para la lectura y escrita: un análisis de los niveles de mediación en experiencias realizadas por bibliotecas de universidades públicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.citation.volume | 43 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 257 | pt_BR |
dc.citation.epage | 271 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18225/ci.inf..v43i2.1408 | pt_BR |
dc.description.resumo | Trata-se de um estudo descritivo acerca do nível de mediação realizada pelas bibliotecas das universidades públicas por meio de atividades desenvolvidas focalizando as práticas de leitura e de produção escrita. A pesquisa se caracteriza, na primeira etapa, como um levantamento (survey) exaustivo acerca das atividades e experiências realizadas por esse tipo de biblioteca e, na sua segunda etapa, como um estudo dos casos das bibliotecas que informaram estar desenvolvendo atividades que guardam relações mais diretas com a leitura e a escrita. Nessa etapa foram identificadas as possibilidades de redimensionamento dessas atividades, de modo que se possa, a partir da análise dos resultados, sugerir novas configurações que tornem as bibliotecas universitárias mediadoras pró-ativas das práticas de leitura e de produção escrita, especialmente entre os estudantes em nível de graduação, trabalhando pelo desenvolvimento da competência em informação e apoiando mais diretamente a formação de sujeitos autônomos no ato de estudar e produzir conhecimento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICI)
|