https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3547
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica |
Título(s) alternativo(s): | Revista Brasileira de Educação Médica |
Autor(es): | Almeida, Alessandro de Moura Bitencourt, Almir Galvão Vieira Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra Lordelo, Marina da Rocha Lemos, Kleuber Moreira Nuñez, Geila Ribeiro Barbetta, Marcelo Campos Athanazio, Rodrigo Abensur Nery Filho, Antonio |
Autor(es): | Almeida, Alessandro de Moura Bitencourt, Almir Galvão Vieira Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra Lordelo, Marina da Rocha Lemos, Kleuber Moreira Nuñez, Geila Ribeiro Barbetta, Marcelo Campos Athanazio, Rodrigo Abensur Nery Filho, Antonio |
Abstract: | OBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades. |
Palavras-chave: | Ética Médica Bioética Educação Médica Ensino Medical Ethics Bioethics Medical Education Learning |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3547 |
Data do documento: | 2008 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
v32n4a05.pdf | 181,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.