Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Lívia Conceição Amorim de-
dc.date.accessioned2022-07-15T16:56:52Z-
dc.date.available2022-07-15T16:56:52Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35692-
dc.description.abstractThis research aimed to identify which factors influence the adoption and infusion of Moodle by UFBA professors. The study was based on the theoretical Model of AVA Adoption and Infusion, in which the variables: Performance Expectation, Effort Expectation, Social Influence, Information Quality and Facilitating Conditions, as influencing of Use and Use as influencing variable of Continuity of Usage. For the operationalization of the work, the influence of the adoption dimensions in relation to the use of Moodle was analyzed and, later, the influence on the infusion/continuity of use. The study sample corresponds to 455 professors from UFBA who used Moodle before and after the SAS - supplementary academic semester. The data obtained received statistical treatment in two stages. In the first, statistical tests were used to validate the instrument, which needed to be adapted to the target audience, and in which the factor analysis, KMO, Bartlett's Sphere and Conbrach's Alpha tests were performed. In the second stage, descriptive analyzes of the sample data and a regression analysis were performed to test the hypotheses. The hypotheses that predicted the impact of the Moodle adoption dimensions on the Usage variable were rejected. However, positive influences were found for the variables Performance Expectation, Effort Expectation, Social Influence and Information Quality in relation to the continuity of use. Finally, although the variables do not show influence in relation to its use, the research findings can to contribute to the theory insofar as the influences on the continued use of Moodle in the researched context were identified.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectAdoção e infusão de tecnologiapt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subject.otherAdoption and infusion of technologypt_BR
dc.subject.otherMoodlept_BR
dc.subject.otherProfessorspt_BR
dc.titleFatores influenciadores na adoção e infusão do Moodle por docentes na Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeInfluential factors in the adoption and infusion of the Moodle by teachers of the Federal University of Bahia.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Bruni, Adriano Leal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305422892288153pt_BR
dc.contributor.referee1Bruni, Adriano Leal-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305422892288153pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Antônio Gualberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6871528435386589pt_BR
dc.contributor.referee3Nganga, Camilla Soueneta Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3412784874325811pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo identificar quais são os fatores que influenciam a adoção e infusão do Moodle pelos docentes da UFBA. O estudo teve por base o Modelo teórico da Adoção e Infusão do AVA, no qual as variáveis: Expectativa de desempenho, Expectativa de Esforço, Influencia Social, Qualidade da Informação e Condições Facilitadoras, como influenciadoras do Uso e o Uso como variável influenciadora da Continuidade do Uso. Para operacionalização do trabalho foi analisada a influência das dimensões da adoção em relação ao uso do Moodle e, posteriormente, a influência sobre a infusão/continuidade do uso. A amostra do estudo corresponde a 455 docentes da UFBA que utilizaram o Moodle antes e depois do SLS – semestre letivo suplementar. Os dados obtidos receberam tratamento estatístico em duas etapas. Na primeira foram empregados testes estatísticos para a validação do instrumento, que precisou ser adaptado ao público alvo, e na qual foram realizados os testes de análise fatorial, KMO, Esferecidade de Bartlett e Alpha de Cronbach. Na segunda etapa, foram realizadas análises descritivas dos dados da amostra e a análise regressão, para testagem das hipóteses. As hipóteses que previam haver influência das dimensões da adoção do Moodle sobre a variável Uso foram rejeitadas. Todavia, foram encontradas influências positivas das variáveis Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Influencia Social e Qualidade da Informação em relação à Continuidade do uso. Por fim, apesar das variáveis não apresentarem influência em relação ao Uso, os achados da pesquisa podem contribuir para a teoria na medida em que foram identificadas influências sobre a Continuidade do uso do Moodle no contexto pesquisado.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livia Conçeição Amorim de Santana.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.