Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santana, Lívia Conceição Amorim de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T16:56:52Z | - |
dc.date.available | 2022-07-15T16:56:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35692 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to identify which factors influence the adoption and infusion of Moodle
by UFBA professors. The study was based on the theoretical Model of AVA Adoption and
Infusion, in which the variables: Performance Expectation, Effort Expectation, Social
Influence, Information Quality and Facilitating Conditions, as influencing of Use and Use as
influencing variable of Continuity of Usage. For the operationalization of the work, the
influence of the adoption dimensions in relation to the use of Moodle was analyzed and, later,
the influence on the infusion/continuity of use. The study sample corresponds to 455
professors from UFBA who used Moodle before and after the SAS - supplementary academic
semester. The data obtained received statistical treatment in two stages. In the first, statistical
tests were used to validate the instrument, which needed to be adapted to the target audience,
and in which the factor analysis, KMO, Bartlett's Sphere and Conbrach's Alpha tests were
performed. In the second stage, descriptive analyzes of the sample data and a regression
analysis were performed to test the hypotheses. The hypotheses that predicted the impact of
the Moodle adoption dimensions on the Usage variable were rejected. However, positive
influences were found for the variables Performance Expectation, Effort Expectation, Social
Influence and Information Quality in relation to the continuity of use. Finally, although the
variables do not show influence in relation to its use, the research findings can to contribute to
the theory insofar as the influences on the continued use of Moodle in the researched context
were identified. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Adoção e infusão de tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Moodle | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject.other | Adoption and infusion of technology | pt_BR |
dc.subject.other | Moodle | pt_BR |
dc.subject.other | Professors | pt_BR |
dc.title | Fatores influenciadores na adoção e infusão do Moodle por docentes na Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.title.alternative | Influential factors in the adoption and infusion of the Moodle by teachers of the Federal University of Bahia. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bruni, Adriano Leal | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6305422892288153 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bruni, Adriano Leal | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6305422892288153 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Antônio Gualberto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6871528435386589 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nganga, Camilla Soueneta Nascimento | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3412784874325811 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo identificar quais são os fatores que influenciam a
adoção e infusão do Moodle pelos docentes da UFBA. O estudo teve por base o Modelo
teórico da Adoção e Infusão do AVA, no qual as variáveis: Expectativa de desempenho,
Expectativa de Esforço, Influencia Social, Qualidade da Informação e Condições
Facilitadoras, como influenciadoras do Uso e o Uso como variável influenciadora da
Continuidade do Uso. Para operacionalização do trabalho foi analisada a influência das
dimensões da adoção em relação ao uso do Moodle e, posteriormente, a influência sobre a
infusão/continuidade do uso. A amostra do estudo corresponde a 455 docentes da UFBA que
utilizaram o Moodle antes e depois do SLS – semestre letivo suplementar. Os dados obtidos
receberam tratamento estatístico em duas etapas. Na primeira foram empregados testes
estatísticos para a validação do instrumento, que precisou ser adaptado ao público alvo, e na
qual foram realizados os testes de análise fatorial, KMO, Esferecidade de Bartlett e Alpha de
Cronbach. Na segunda etapa, foram realizadas análises descritivas dos dados da amostra e a
análise regressão, para testagem das hipóteses. As hipóteses que previam haver influência das
dimensões da adoção do Moodle sobre a variável Uso foram rejeitadas. Todavia, foram
encontradas influências positivas das variáveis Expectativa de Desempenho, Expectativa de
Esforço, Influencia Social e Qualidade da Informação em relação à Continuidade do uso. Por
fim, apesar das variáveis não apresentarem influência em relação ao Uso, os achados da
pesquisa podem contribuir para a teoria na medida em que foram identificadas influências
sobre a Continuidade do uso do Moodle no contexto pesquisado. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
|