Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35710
Tipo: Dissertação
Título: Empreendedorismo cultural e territorial: o caso do Ilê Aiyê na Bahia
Título(s) alternativo(s): Cultural and territorial entrepreneurship: the Ile Aiye case in Bahia
Autor(es): Neves, Joyce Neri dos Reis
Primeiro Orientador: Davel, Eduardo Paes Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Davel, Eduardo Paes Barreto
metadata.dc.contributor.referee2: Rigo, Ariádne Scalfoni
metadata.dc.contributor.referee3: Paiva Junior, Fernando Gomes de
Resumo: O objetivo desta pesquisa é entender e discutir como a territorialidade afeta o empreendedorismo cultural por meio de uma perspectiva que contemple suas singularidades. Fundamentando-nos em estudos relevantes para o campo do empreendedorismo, cultura, territorialidade, identidade e experiência, foi estudado como a territorialidade afeta o empreendedorismo cultural, a partir de uma perpectiva inovadora. A pesquisa aborda a experiência do Bloco afro Ilê Aiyê, instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública, localizada em Salvador, Bahia. Nossa abordagem é qualitativa, com base em uma etnografia audiovisual. A pesquisa foi dividida em três fases: contextualização, concepção global e concepção focada. As técnicas de coleta de dados utilizados foram a pesquisa documental (documentos contextuais e documentos audiovisuais), a observação (observação pela caminhada e observação pelo audiovisual) e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi organizada em artigos, cada um contemplando um de seus objetivos específicos. O artigo A, de ordem teórica, teve como objetivo elaborar e discutir perspectivas e desafios para uma concepção territorial do empreendedorismo cultural. O artigo B, de ordem teórica-empírica, teve como objetivo identificar, descrever, categorizar e discutir a influência da identidade e experiência territorial na dinâmica do empreendedorismo cultural. O artigo C, um caso para ensino, teve como objetivo proporcionar um aprendizado voltado para a compreensão da importância da relação entre empreendedorismo e território; conhecimento e discussão da experiência identitária como perspectiva territorial significativa para pensar o empreendedorismo; e identificação de como a territorialidade pode ser um conceito promissor no desenvolvimento do empreendedorismo no campo das artes e da cultura. Os resultados desta pesquisa contribuem com avanços nas discussões sobre empreendedorismo, cultura e territorialidade ao propor e aplicar uma perspectiva inovadora. A pesquisa visa auxiliar pesquisadores, professores, estudantes, empreendedores e formuladores de políticas públicas em suas atividades.
Abstract: This research aims to understand and discuss how territoriality affects cultural entrepreneurship through a perspective that contemplates its singularities. Based on research pieces which are relevant to the fields of entrepreneurship, culture, territoriality, identity and experience, we studied, from an innovative perspective, how territoriality affects cultural entrepreneurship. The research addresses the case of the Afro block Ilê Aiyê, a non-profit and public utility institution located in Salvador, Bahia. This is a qualitative research, based on an audiovisual ethnography. The study was divided into three phases: contextualization, global conceptionand focused conception. The data collection techniques used were documentary research (contextual documents and audiovisual documents), observation (observation by walking and observation by audiovisual) and semi-structured interviews. The research was organized by articles, each contemplating one of the specific objectives. The theoretical article A aimed to elaborate and discuss perspectives and challenges for a territorial conception of cultural entrepreneurship. The article B, of a theoretical-empirical order, aimed to identify, describe, categorize and discuss the influence of territorial identity and experience in the dynamics of cultural entrepreneurship. The article C aimed to provide a learning process focused on: understanding the importance of the relationship between entrepreneurship and territory; knowledge and discussion of identity experience as a significant territorial perspective for thinking about entrepreneurship; and identification of how territoriality can be a promising concept in the development of entrepreneurship in the field of arts and culture. The results of this research contribute to advances in discussions on entrepreneurship, culture and territoriality by proposing and applying an innovative perspective. The research aims to assist researchers, teachers, students, entrepreneurs and public policy makers in their activities.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Empreendedorismo cultural
Territorialidade
Identidade
Experiência
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35710
Data do documento: 20-Jan-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joyce Neri dos Reis Neves.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.