Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Maria Victória Purificação de Castro-
dc.date.accessioned2022-07-21T18:14:41Z-
dc.date.available2022-07-21T18:14:41Z-
dc.date.issued2022-07-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35725-
dc.description.abstractThe present study aims to analyse how teaching processes mediated by cinematographic productions can improve the teaching of Natural Sciences in Elementary School II. Configuring one of the most popular and influential forms of media and art in contemporary society, cinema can tell/portray stories, transmit values, cultures, and customs. In this way, it is interesting that the academy focuses not only on its educational dimension, but also on its relationship with the different fields of knowledge and on how to use it in the practice of teaching, including in the Natural Sciences. That said, to achieve the intended, we sought to understand, in the light of the consulted bibliography, the possibilities of articulation between cinematographic productions and Science Teaching in Elementary School from the guiding documents of Brazilian education, in addition to a survey of reports of teachers of this teaching cycle, with the intention of understanding their perceptions about the different processes of teaching Science mediated by cinematographic productions. From these analyses, one can see that the relationship between Cinema and Science Teaching is full of potential, being possible to use films in the work of the most diverse subjects, although some issues persist that make this association difficult. In the meantime, the present research allows to admit that the cinema is extremely enriching to the teaching of Natural Sciences, being able to help not only in the work of the laws, concepts, and history of the sciences, but also in the stimulation of scientific curiosity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subject.otherCinemapt_BR
dc.subject.otherEducationpt_BR
dc.subject.otherTeachingpt_BR
dc.subject.otherNatural Sciencespt_BR
dc.titleCinema e Ciências: olhares do corpo docente acerca da mediação de filmes no processo de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia-
dc.contributor.advisor2Lopes, David Santana-
dc.contributor.referee1Oliveira , Urânia Auxiliadora Santos Maia de-
dc.contributor.referee2Lopes, David Santana-
dc.contributor.referee3Ramos, Menandro Celso de Castro-
dc.description.resumoO presente estudo objetivou analisar como processos de ensino mediados por produções cinematográficas podem potencializar o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II. Configurando uma das formas de mídia e arte mais populares e influentes da sociedade contemporânea, o cinema é capaz de contar/retratar histórias, transmitir valores, culturas e costumes. Desse modo, torna-se interessante que a academia se debruce não apenas sobre sua dimensão educativa, mas também sobre sua relação com os diversos campos do conhecimento e sobre como se valer dele na prática da docência, inclusive nas Ciências Naturais. Isto posto, para contemplar o almejado, buscou-se compreender, à luz da bibliografia consultada, as possibilidades de articulação entre as produções cinematográficas e o Ensino de Ciências no Fundamental II a partir dos documentos orientadores da educação brasileira, além de uma sondagem de relatos de professores desse ciclo do ensino, na intenção de compreender suas percepções acerca dos diferentes processos de ensino de Ciências mediados por produções cinematográficas. A partir dessas análises, pode-se constatar que a relação entre Cinema e Ensino de Ciências é repleta de potencialidades, sendo possível se usar de filmes no trabalho dos mais diversos conteúdos, embora persistam algumas demandas que dificultem essa associação. Nesse ínterim, a presente pesquisa permite admitir que o cinema é enriquecedor ao ensino das Ciências Naturais, podendo auxiliar não apenas no trabalho das leis, conceitos e história das ciências, mas também no estímulo à curiosidade científica.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia EaD (SEAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC de Maria Victória Purificação de Castro Neves.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.