Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Iracema Lima dos-
dc.date.accessioned2022-07-25T17:59:45Z-
dc.date.available2022-07-25T17:59:45Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35739-
dc.description.abstractThis study proposes an analysis of social-educational and production relationships developed by Project APPJ-EFA-Conviver and how the small producers organization, merged into rural territory of the Municipality of Quixabeira, semi-arid region of Bahia, has been promoting, with the dialogue of local knowledge, emergencies that change the place and people's lives. It was based on theoretical reflections on the concept of territory seen as a human space, living, complex space and education as practice of liberty, condition for social emancipation. We tried to realize how organizations and institutions, with which the Project interacts and establishes partnerships participate of the local development process, and how they established a link between popular and technical scientific knowledge mediated by the Alternation Pedagogy, building and articulating continuously the territory. In order to understand the reality that makes up the complex, multifaceted process of the territorial configuration, we opted for participatory research as a possibility of giving voice to research subjects, helping them to perceive themselves as knowing subjects and also understand their relationship with the world. Thus, we used a semi-structured interview, documentary analysis (statutes, minutes, reports, photographs, and newsletters) and direct observations as instruments in collecting data. The analysis revealed that there is much more to do, there is an organizational movement that promotes and highlights the local reality. It is important, however, that the public sphere acts in order to bring public policy more effective for the empowerment of small farmers and the territory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectSemiáridopt_BR
dc.subject.otherTerritorypt_BR
dc.subject.otherAlternation pedagogypt_BR
dc.subject.otherBrazilian semiaridpt_BR
dc.titleTerritório de saberes: uma leitura do projeto APPJ-EFA-Conviverpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesQueiroz, Sônia Maria de Melo-
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria Teresa Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9870835216725171pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria Teresa Franco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9870835216725171pt_BR
dc.contributor.referee2Lordêlo, José Albertino Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4079329378277318pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Maria Elisabete Pereira dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0544260389945180pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2314296000719934pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe analisar as relações socioeducativas e também de produção desenvolvidas pelo Projeto APPJ-EFA-Conviver e como a organização dos pequenos produtores, inseridos no território rural do Município de Quixabeira, região semiárida da Bahia, vem promovendo, por meio do diálogo dos saberes locais, emergências que modificam o lugar e a vida das pessoas. No campo teórico baseou-se nas reflexões em torno do conceito de território visto como espaço humano, espaço habitado e de complexidade e educação como prática da liberdade, condição para a emancipação social. Buscou-se também perceber como os sujeitos organizacionais/institucionais com os quais o Projeto interage e estabelece parcerias participam do processo de desenvolvimento local, e como, mediados pela Pedagogia da Alternância vão sendo estabelecidos os diálogos entre o saber popular e o técnico científico que constroem, reconstroem e articulam o território. Para compreender em que realmente consiste a realidade concreta que compõe o processo complexo e, multifacetado da configuração territorial, optou-se pela pesquisa participante como possibilidade de dar voz aos sujeitos da pesquisa, ajudá-los a se perceberem como sujeitos cognoscentes e compreenderem também sua relação com o mundo. Assim, utilizou-se a entrevista semi estruturada, a análise documental (estatutos, atas, relatórios, fotografias, boletins informativos) e a observação direta como instrumentos no levantamento dos dados. A análise revelou que apesar de haver na prática, ainda, muito que conquistar, há um movimento organizacional que potencializa e dinamiza a realidade local. É importante, no entanto, que a esfera pública atue no sentido de direcionar políticas públicas cada vez mais efetivas para o fortalecimento dos pequenos agricultores e do território.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.contributor.refereesLatteshttp://lattes.cnpq.br/9531322956633018pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Iracema Lima dos Santos.pdf5,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.