Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Iracema Lima dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-25T17:59:45Z | - |
dc.date.available | 2022-07-25T17:59:45Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35739 | - |
dc.description.abstract | This study proposes an analysis of social-educational and production relationships developed by Project APPJ-EFA-Conviver and how the small producers organization, merged into rural territory of the Municipality of Quixabeira, semi-arid region of Bahia, has been promoting, with the dialogue of local knowledge, emergencies that change the place and people's lives. It was based on theoretical reflections on the concept of territory seen as a human space, living, complex space and education as practice of liberty, condition for social emancipation. We tried to realize how organizations and institutions, with which the Project interacts and establishes partnerships participate of the local development process, and how they established a link between popular and technical scientific knowledge mediated by the Alternation Pedagogy, building and articulating continuously the territory. In order to understand the reality that makes up the complex, multifaceted process of the territorial configuration, we opted for participatory research as a possibility of giving voice to research subjects, helping them to perceive themselves as knowing subjects and also understand their relationship with the world. Thus, we used a semi-structured interview, documentary analysis (statutes, minutes, reports, photographs, and newsletters) and direct observations as instruments in collecting data. The analysis revealed that there is much more to do, there is an organizational movement that promotes and highlights the local reality. It is important, however, that the public sphere acts in order to bring public policy more effective for the empowerment of small farmers and the territory. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da alternância | pt_BR |
dc.subject | Semiárido | pt_BR |
dc.subject.other | Territory | pt_BR |
dc.subject.other | Alternation pedagogy | pt_BR |
dc.subject.other | Brazilian semiarid | pt_BR |
dc.title | Território de saberes: uma leitura do projeto APPJ-EFA-Conviver | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Queiroz, Sônia Maria de Melo | - |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Maria Teresa Franco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9870835216725171 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Maria Teresa Franco | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9870835216725171 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lordêlo, José Albertino Carvalho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4079329378277318 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santos, Maria Elisabete Pereira dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0544260389945180 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2314296000719934 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe analisar as relações socioeducativas e também de produção desenvolvidas pelo Projeto APPJ-EFA-Conviver e como a organização dos pequenos produtores, inseridos no território rural do Município de Quixabeira, região semiárida da Bahia, vem promovendo, por meio do diálogo dos saberes locais, emergências que modificam o lugar e a vida das pessoas. No campo teórico baseou-se nas reflexões em torno do conceito de território visto como espaço humano, espaço habitado e de complexidade e educação como prática da liberdade, condição para a emancipação social. Buscou-se também perceber como os sujeitos organizacionais/institucionais com os quais o Projeto interage e estabelece parcerias participam do processo de desenvolvimento local, e como, mediados pela Pedagogia da Alternância vão sendo estabelecidos os diálogos entre o saber popular e o técnico científico que constroem, reconstroem e articulam o território. Para compreender em que realmente consiste a realidade concreta que compõe o processo complexo e, multifacetado da configuração territorial, optou-se pela pesquisa participante como possibilidade de dar voz aos sujeitos da pesquisa, ajudá-los a se perceberem como sujeitos cognoscentes e compreenderem também sua relação com o mundo. Assim, utilizou-se a entrevista semi estruturada, a análise documental (estatutos, atas, relatórios, fotografias, boletins informativos) e a observação direta como instrumentos no levantamento dos dados. A análise revelou que apesar de haver na prática, ainda, muito que conquistar, há um movimento organizacional que potencializa e dinamiza a realidade local. É importante, no entanto, que a esfera pública atue no sentido de direcionar políticas públicas cada vez mais efetivas para o fortalecimento dos pequenos agricultores e do território. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.contributor.refereesLattes | http://lattes.cnpq.br/9531322956633018 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PDGS)
|