Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Barbosa, Jonhnatan dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-02T12:29:24Z | - |
dc.date.available | 2022-08-02T12:29:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35777 | - |
dc.description.abstract | The present research had as its central theme the peasant identity in specific textbook
activities for rural schools. The guiding question of the study was: How do the mathematical activities present in textbooks of the PNLD Campo Program, for the early
years of Elementary School, address peasant identity? The research report is organized
in a collection of articles format, presenting three articles, guided by three objectives: to
understand how the research approaches the National Program for the Textbook of the Countryside and the relationship with the principles of Countryside Education; to
present an understanding of the concept of peasant identity, based on the regulatory
frameworks of Rural Education; to discuss the possibilities of dialogue with peasant identity in mathematical activities present in textbooks from the early years of
elementary school for rural schools. We used a qualitative approach and document analysis, focusing on textbooks for teaching mathematics in the early years of
elementary school in rural schools. The concepts used in the research were the identity,
approached by Stuart Hall, and the dialogue based on Critical Mathematics Education.
The results pointed to concerns focused on more complex issues involving the relationship between the textbook and the field context, which may go unnoticed by the criteria for choosing textbooks in guides and public notices. The existence of four
aspects of peasant identity, which, regardless of the particularities of each community,
can be considered part of the subjects of the entire territory, namely: Family
Agriculture, Agroecology, Traditions/Mystique, Social Organizations, leading to
consider what peasant identity constitutes if through shared culture and historical cultural identity. The collection of textbooks analyzed has few activities that refer to
aspects of peasant identity but depending on the way in which teachers carry out the activity, it may enable a dialogue between peasant identity and mathematical content,
through investigations related to the context of student life. As implications of this research, we highlight the need to maintain and improve the collections, with a view to
providing more frequent dialogue between mathematical content and peasant identity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Identidade Camponesa | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Diálogo em atividades matemáticas | pt_BR |
dc.subject | Livro didático para escolas do campo | pt_BR |
dc.subject.other | Field Education | pt_BR |
dc.subject.other | Peasant identity | pt_BR |
dc.subject.other | Dialogue in math activities | pt_BR |
dc.subject.other | Textbook for rural schools | pt_BR |
dc.title | Identidade camponesa em atividades matemáticas para escolas do campo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Andréia Maria Pereira de | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Iranete Maria da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Grilo, Jaqueline de Souza Pereira | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Andréia Maria Pereira de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7573804544291555 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como tema central a identidade camponesa em atividades de
livros didáticos específicos para escolas do campo. A questão norteadora do estudo foi: Como as atividades matemáticas presentes em livros didáticos do Programa PNLD
Campo, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, abordam a identidade camponesa? O relatório de pesquisa foi organizado no formato coleção de artigos,
apresentando três artigos, orientados por três objetivos: compreender como as pesquisas abordam o Programa Nacional do Livro Didático do Campo e a relação com os princípios da Educação do Campo; apresentar uma compreensão do conceito de identidade camponesa, baseando-nos nos marcos regulatórios da Educação do Campo;
discutir as possibilidades de diálogo com a identidade camponesa em atividades matemáticas presentes em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental para as escolas do campo. Utilizamos uma abordagem qualitativa e análise de documentos,
tendo como foco os livros didáticos para o ensino de matemática nos anos iniciais do
Ensino Fundamental em escolas do campo. Os conceitos usados na pesquisa foram identidade, abordado por Stuart Hall, e diálogo com base na Educação Matemática Crítica. Os resultados apontaram para preocupações voltadas a questões mais complexas que envolvem a relação entre o livro didático e o contexto do campo, que podem passar
despercebidas pelos critérios de escolha dos livros didáticos nos guias e editais. A
existência de quatro aspectos da identidade camponesa, que independente das particularidades de cada comunidade, podem ser considerados parte dos sujeitos de todo
território, sendo: Agricultura Familiar, Agroecologia, Tradições/Mística, Organizações Sociais, levando a considerar que a identidade camponesa se constitui por meio da cultura partilhada e da identidade cultural histórica. A coleção de livros didáticos analisada apresenta poucas atividades que fazem referência aos aspectos da identidade camponesa, mas a depender da maneira como professores realizam a atividade, pode
possibilitar o diálogo entre a identidade camponesa e os conteúdos matemáticos, por
meio de investigações relacionadas ao contexto de vida de estudantes. Como
implicações desta pesquisa, destacamos a necessidade de manutenção e aperfeiçoamento das coleções, tendo em vista proporcionar com maior frequência o
diálogo entre os conteúdos matemáticos e a identidade camponesa. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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