https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35795
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O que se move quando tudo para: rastros genéticos de um criador |
Título(s) alternativo(s): | What moves when everything stops: genetic traces of a creator |
Autor(es): | Perene Neto, João |
Primeiro Orientador: | Schaffner, Carmen Paternostro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Schaffner, Carmen Paternostro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Brandão, Ana Elisabeth Simões |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Márcia Virgínia Mignac da |
Resumo: | Baseando-se nos princípios da etnografia para o seu desenvolvimento e assumindo-me com objeto de pesquisa, o olhar desta escrita é de certa forma arqueológica. É uma síntese. Um breve recorte sobre a constituição de um artista em constante transformação e os rastros deixados por ele no decorrer de seus processos. Para a construção deste documento, nomes como Cecilia Salles com o seu conceito de Crítica Genética, Helena Katz e Christine Greiner com suas percepções e elaborações teóricas de Corpomídia, Isabel Marques com suas provocações sobre a função da arte, assim como tantos outros não menos relevantes que ao longo serão citados, serviram-me como suporte precioso, para condução deste roteiro. A moldura de cada período se fez necessário evidenciar, para elucidar como se deu minha construção enquanto artista, as circunstancias e contextos politico/sócio cultural que me encontrava inserido e as consequências que me direcionaram a significativas transformações. Questões como: A importância referencial, construção da identidade artística, longevidade do corpo na dança e autonomia do criador, surgem a partir dos rastros deixados por esta trajetividade, tendo como pano de fundo, o projeto Ateliê de Coreógrafos Brasileiros e sua vertente direcionada a Coreógrafos Baianos para o encerramento deste ciclo acadêmico no Mestrado Profissional em Dança-PRODAN, da Universidade Federal da Bahia-UFBA. |
Abstract: | Based on the principles of ethnography for its development and assuming myself as an object of research, the look of this writing is, in a certain way, archaeological. It's a synthesis. A brief clipping about the constitution of an artist in constant transformation and the traces left by him in the course of his processes. For the construction of this document, names such as Cecilia Salles with her concept of Genetic Criticism, Helena Katz and Christine Greiner with their perceptions and theoretical elaborations of Corpomídia, Isabel Marques with her provocations about the function of art, as well as many others no less relevant. that will be mentioned throughout, served me as a precious support, for the conduction of this script. The frame of each period made it necessary to highlight, to elucidate how my construction as an artist took place, the circumstances and political/sociocultural contexts that I was inserted and the consequences that led me to significant transformations. Questions such as: The referential importance, construction of artistic identity, longevity of the body in dance and autonomy of the creator, arise from the traces left by this trajectory, having as a background, the project Ateliê de Choreógrafos Brasileiros and its aspect directed to Choreographers Baianos for the end of this academic cycle in the Professional Masters in Dance-PRODAN, from the Federal University of Bahia-UFBA. |
Palavras-chave: | Dança Memória Longevidade Corpo |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35795 |
Data do documento: | 26-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN) |
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