Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36116
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ENTRE CHEGADAS E PARTIDAS: Poéticas de enfrentamento enquanto dançamos
Autor(es): Lima, Edson Alves de
Primeiro Orientador: Guimarães, Daniela Bemfica
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Daniela Bemfica
metadata.dc.contributor.referee2: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee3: Pais, Ana Cristina Nunes
Resumo: Nesta pesquisa de caráter autoetnográfico, traço em duas partes a trajetória como mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia. Na PRIMEIRA PARTE os desenhos desta trajetória, composta por sete componentes, cursadas ao longo dos dois primeiros semestres de 2021, e textos produzidos à demanda das pessoas professoras responsáveis por cada uma delas, trazendo em seguida algumas das referências bibliográficas apresentadas por elas. Trago também alguns certificados e flyers relativos a eventos onde participei como artista e pesquisador da dança durante os três semestres de curso. Em seguida apresento duas produções textuais, ASMA: um processo mediado por ausências”, relato de experiência publicado nos Anais da ANDA de 2021, no primeiro semestre, e “Um Vazio para se ver de perto”, ensaio textual encomendado pelo Palco Giratório 2021, no segundo semestre, texto ainda não publicado. Finalizo este trabalho de conclusão de curso com duas produções específicas construídas como proposta de encerramento deste ciclo de mestrado, o que contextualizo na SEGUNDA PARTE. “DRAMATURGIA EM DANÇA COMO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Processos criativos em dança encantados pela vivência como candomblecista”, artigo no qual trago os relatos do gestar de duas obras de dança, sob a perspectiva da dramaturgia em dança, nas quais atuei como artista no segundo semestre de 2021; e “CorpoManifesta: poéticas de enfrentamento enquanto dançamos”, ensaio textual sobre o ciclo de residências artísticas em dança (objeto de pesquisa inicial, na época nomeado como BARRICADAS) realizado no primeiro semestre de 2022; além do link com o mini documentário dos processos criativos engendrados neste ciclo, em sua versão final, para o enlace da jornada como mestre pelo PRODAN.
Abstract: In this research of autoethnographic character, I trace in two parts the trajectory as master's student of the Professional Master's Program in Dance of the Federal University of Bahia. In the FIRST PART the drawings of this trajectory, composed of seven components, carried out throughout the first two semesters of 2021, and texts produced to the demand of the teaching people responsible for each of them, bringing some of the bibliographic references presented by them. I also bring some certificates and flyers related to events where I participated as an artist and dance researcher during the three semesters of the course. Next, I present two textual productions, ASMA: a process mediated by absences", an experience report published in the “ANAIS DA ANDA 2021”, in the first semester, and "An Empty to see up close", textual essay commissioned by “Palco Giratório 2021”, in the second semester, text not yet published. I finish this course conclusion work with two specific productions built as a proposal to close this master's cycle, which I contextualize in the SECOND PART. "DRAMATURGY IN DANCE AS STORYTELLING: Creative processes in dance enchanted by the experience as a candomblecist", an article in which I bring two dance pieces, from the perspective of dance dramaturgy in which I worked as an artist, in the second half of 2021; and "CorpoManifesta: poetics of confrontation while we dance", textual essay on the cycle of artistic residencies in dance (object of initial research, at the time named as BARRICADES) held in the first half of 2022; in addition to this I bring the link with the mini documentary of the creative processes engendered in this cycle, in its final version, for the link of the journey as master by PRODAN.
Palavras-chave: Dança
Autoetnografia
Dramaturgia
Processos criativos
Residência artística
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36116
Data do documento: 15-Jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso_Edson Alves de Lima.pdfENTRE CHEGADAS E PARTIDAS: Poéticas de enfrentamento enquanto dançamos2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.