Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Cunha, Bianca dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-31T17:54:08Z | - |
dc.date.available | 2022-10-31T17:54:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36237 | - |
dc.description.abstract | At the beginning of the 21st century, the relationship between human beings and
nature is an agenda that has gained constant prominence, it is increasingly evident the
need to develop new techniques for the use of natural resources with a greater
emphasis on an ethical view of the environment. Observing how the human-nature
relationship took place throughout history, in addition to allowing us to reflect on the
genesis of science and its initial goals, makes us question whether modern scientific
evolution resulted in the social ideals that modern thinkers imagined. One of the first
philosophers to conceive the idea of the domination of nature by man through science
was the Englishman Francis Bacon, in his most famous work Novum Organum (1620)
he clearly writes: “Science and the power of man coincide, since, being the cause is
ignored, the effect is frustrated, because nature is not defeated, except when it is
obeyed” (BACON, 1979, p. 13). However, looking at the natural disasters of the last
decades, we see that the power of science and its creations has been colliding with
the limits supported by the natural world. Thus, in the light of Bacon, we can ask
ourselves: what is the limit of science and its action in relation to the environment? In
his works Bacon always brings ethics to the process of knowledge, technical-scientific
production and interpretation of nature, thus analyzing specifically the works The
Progress of Knowledge (1605), The Wisdom of the Ancients (1609), Novum Organum
(1620) and New Atlantis (1627) I intend to address Bacon's contributions to a critical
reasoning of the man-nature relationship through science. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Natureza - Influência do homem | pt_BR |
dc.subject | A Sabedoria dos Antigos | pt_BR |
dc.subject | Francis Bacon | pt_BR |
dc.subject | Bacon, Francis - 1561-1626 -A sabedoria dos antigos | pt_BR |
dc.subject.other | Scienca | pt_BR |
dc.subject.other | Nature | pt_BR |
dc.subject.other | Novum Organum | pt_BR |
dc.subject.other | The wisdom of the ancients | pt_BR |
dc.subject.other | Francis Bacon | pt_BR |
dc.title | As contribuições de Bacon para um raciocínio crítico da relação homem-natureza através da ciência | pt_BR |
dc.title.alternative | Bacon's contributions to a critical reasoning of the man-nature relationship through science | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Freire Júnior, Olival | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História da Filosofia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História das Ciências | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freire Junior, Olival | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-3401-8885 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5534156006634736 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pereira, Letícia dos Santos | - |
dc.contributor.referee1 | Pessoa Junior, Osvaldo | - |
dc.contributor.referee2 | Zaterka, Luciana | - |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Letícia dos Santos | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-7675-2271 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=A5D89BC2500B0ED00116FC31262F4DF3# | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste início de século XXI a relação dos seres humanos com a natureza tem sido uma
pauta de constante destaque. Cada vez mais fica evidente a necessidade da
elaboração de novas técnicas de uso dos recursos naturais com maior ênfase numa
visão ética do meio ambiente. Observar como a relação humano-natureza se deu ao
longo da história, além de nos permitir refletir sobre a gênese da ciência e de seus
objetivos iniciais, faz com que nos questionemos se a evolução científica moderna
resultou nos ideais sociais que os pensadores da modernidade imaginavam. Um dos
primeiros filósofos a conceber a ideia de dominação da natureza pelo homem através
da ciência foi o inglês Francis Bacon, que em sua mais famosa obra, Novum Organum
(1620), escreveu claramente: “Ciência e poder do homem coincidem, uma vez que,
sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito, pois a natureza não se vence, senão
quando se lhe obedece” (BACON, 1979, p. 13). Porém, observando os desastres
naturais das últimas décadas, vemos que o poder da ciência e suas criações tem se
chocado com os limites suportados pelo mundo natural. Dessa forma, à luz de Bacon,
podemos nos perguntar: qual o limite da ciência e sua ação em relação ao meio
ambiente? Bacon sempre traz a ética para o processo de conhecimento, produção
técnico-científica e interpretação da natureza. Assim, analisando especificamente as
obras O progresso do conhecimento (1605), A sabedoria dos antigos (1609), Novum
Organum (1620) e Nova Atlântida (1627) este trabalho aborda as contribuições de
Bacon para um raciocínio crítico da relação homem-natureza através da ciência. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC)
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