Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Trinchão, Gláucia Maria Costa | - |
dc.creator | Juliano, Carla Borges de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-01T10:58:47Z | - |
dc.date.available | 2022-11-01T10:58:47Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-232-1428-9 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36243 | - |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Coleção Ação Referência – FAPESB | pt_BR |
dc.subject | Borges, Abílio César, 1824 -1891 | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - História - Séc. XIX | pt_BR |
dc.subject | Desenho - Ensino - História | pt_BR |
dc.subject | Borges, Abílio César, 1824 -1891. Desenho linear ou elementos de geometria prática popular | pt_BR |
dc.title | Os saberes em desenho do Barão de Macaúbas | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.citation.issue | n. 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este segundo volume da Coleção Ação Referência – FAPESB busca evidenciar como o conhecimento em Desenho foi introduzido nas salas de aula dos níveis primário e secundário das escolas públicas do Império brasileiro e apontar em que contexto sociopolítico, econômico e educacional isso se deu. A investigação foi baseada na análise do livro didático “Desenho linear de elementos de Geometria prática popular: seguido de lições de agrimensura, stereometria e architectura – Primeira Parte”, elaborado por Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas, com o intuito de examinar, em seu conteúdo, os conceitos, concepções e modos de compreensão do Desenho, além de como foi ensinado e difundido à época. | pt_BR |
dc.publication.place | Salvador ; Feira de Santana | pt_BR |
dc.publication.year | 2015 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Coleção Ação Referêcia
|