https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36301
Tipo: | Dissertação |
Título: | Corpos transformacionais: a transformação corporal nas artes da cena |
Autor(es): | Habib, Ian Guimarães |
Primeiro Orientador: | Ferraz, Fernando Marques |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferraz, Fernando Marques |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rocha, Lucas Valentim |
metadata.dc.contributor.referee3: | Leal, Dodi Tavares Borges |
Resumo: | A presente pesquisa tem como propósitos: 1) criar, caracterizar e explorar a noção de Corpos Transformacionais, bem como os inúmeros conceitos transontocosmoepistemológicos dela advindos e os mundos por ela engendrados, propondo-a como reflexão artística, política e social fundamental para produções sobre variância corporal e de gênero nas Artes da Cena, assim como 2) articular experimentações filosóficas a respeito das poéticas de corporificação, alteração e potencialização da transformação corporal neste campo, considerando o trabalho metodológico, performativo, criativo e de atuação de artistas do movimento e performers, 3) traçando as implicações políticas, históricas e culturais dos dispositivos de poder cisheteronormativos que exercem e atualizam mecanismos coloniais sobre essas existências. Para tal, produzirei, através da Transquimerografia, movimentos conceituais que promoverão suportes para a minha proposição teórica e experiencial, como os de mudanças de estados corporais, transformação corporal e alteração dos estados da matéria. Faço-o a partir de referenciais do Butô, dos Estudos da Performance, da Filosofia da Diferença, do Feminismo Neomaterialista e Pós-Humanista, dos Estudos Trans, dos Estudos Antropológicos e dos Estudos Anticoloniais. A caracterização de Corpo Transformacional revela novas perspectivas metodológicas e maneiras de resistir a processos cisnormativos de captura da transformação corporal através de cistemas. Contra esses processos, tentei elaborar novas possibilidades transontocosmoepistemológicas cênicas com caminhos anticoloniais que possam promover paisagens radicais para a criação de outros seres e mundos. |
Abstract: | This research aims to: 1) create, characterize and explore the notion of Transformational Bodies, as well as the numerous transontocosmoepistemological concepts arising from it and the worlds it engenders, proposing it as a fundamental artistic, political and social reflection for reflections on body and gender variance in the performing arts, as well as weaving philosophical experiments about 2) the poetics of embodiment, alteration and potentiation of body transformation in this field, considering the methodological, performative, creative and acting work of movement artists and performers, outlining 3) the political, historical and cultural implications of cisheteronormative power devices that exercise and update colonial mechanisms on these existences. To this end, I will produce, through Transchymerography, conceptual movements that will support my theoretical and experiential proposition, such as changes in physical states, body transformation and alteration of the states of matter, based on references from Butoh, Performance Studies, Philosophy of Difference, Neomaterialist and Posthumanist Feminism, Trans Studies, Anthropological Studies and Anticolonial Studies. The characterization of Transformational Bodies reveals new methodological perspectives and ways to resist cisnormative processes of capturing body transformation through cistems. Against these processes, I tried to elaborate new scenic transontocosmoepistemological possibilities with anti-colonial paths that could promote radical landscapes for the creation of other beings and worlds. |
Palavras-chave: | Artes cênicas Dança Diferença (Filosofia) Butô Corpo (Filosofia) Pessoas Transgênero Performance (Arte) Anti-colonialidade |
CNPq: | Dança |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36301 |
Data do documento: | 9-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Ian Habib.pdf | 3,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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