Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Andrade, Sérgio Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T13:22:23Z | - |
dc.date.available | 2022-11-25T13:22:23Z | - |
dc.date.issued | 2010-01-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36339 | - |
dc.description.abstract | This study has as purpose to evaluate the Vehicle Tracking Technology (VTT) usage level
and its impact over the haulage companies’ strategies, taking into consideration their IT and
business strategies, as well as their benefits and the limitations for the use of VTT. The
theoretical references used were competitive strategies, the strategic role of the information
technologies and studies on vehicle tracking, besides the author’s experience in this kind of
work. From these references, an analysis model was constructed about the use of VTTs and an
empirical research through a data collection form applied within 20 companies conveniently
chosen by the author and localized in Salvador and Metropolitan Area. The competitive
strategies; the IT maturity level and its alignment with the business strategy; the level of VTT
use in the haulage companies, considering the existent limitations, the benefits provided by
technology and their impacts over the haulage companies strategies were identified through
that data analysis. Based on these results, the conclusion was that the haulage companies
acknowledge the VTT benefit possibilities and their impacts on the search for strategic
success. However, they do not adequately use the resources and procedures inherent to VTT,
due to various limiters, such as the lack of formal business strategies and IT and strategic
alignment, besides a low level of IT maturity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de rastreamento de veículos | pt_BR |
dc.subject | ema de rastreamento de veículos | pt_BR |
dc.subject | GPS | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Estratégias competitivas | pt_BR |
dc.subject | Alinhamento estratégico | pt_BR |
dc.subject | Nível de maturidade da TI | pt_BR |
dc.subject.other | Vehicle tracking technology | pt_BR |
dc.subject.other | Vehicle tracking system | pt_BR |
dc.subject.other | GPS | pt_BR |
dc.subject.other | Information technology | pt_BR |
dc.subject.other | Competitive strategies | pt_BR |
dc.subject.other | Strategic alignment | pt_BR |
dc.subject.other | IT maturity level | pt_BR |
dc.title | A utilização de tecnologias de rastreamento de veículos em transportadoras de Salvador e Região Metropolitana: benefícios e limitadores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Ernani Marques dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5388965130432483 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Ernani Marques dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5388965130432483 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Cláudio Guimarães | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4669329854331074 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Maria Conceição Melo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4838157048357924 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0642584568660130 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo avaliar o nível de utilização das Tecnologias de Rastreamento
de Veículos (TRV) e o seu impacto nas estratégias das transportadoras, considerando suas
estratégias de negócio e de TI, bem como os benefícios e os limitadores de utilização das
TRV. Utilizou-se como referencial teórico estratégias competitivas, o papel estratégico das
tecnologias de informação e estudos sobre as tecnologias de rastreamento de veículos, além
da experiência profissional do autor deste trabalho. A partir desse referencial, construiu-se o
modelo de análise sobre a utilização das TRV e realizou-se uma pesquisa empírica, através de
um formulário para coletas dos dados, em 20 transportadoras escolhidas por conveniência do
autor, localizadas em Salvador e Região Metropolitana. Através da análise dos dados obtidos,
foram identificadas as estratégias competitivas; o nível de maturidade da TI e seu alinhamento
com a estratégia de negócios; o nível de utilização das TRV nas transportadoras, considerando
os limitadores existentes, os benefícios possibilitados pela tecnologia, e seus impactos nas
estratégias das transportadoras. Com base nesses resultados, concluiu-se que as
transportadoras têm conhecimento das possibilidades de benefícios das TRV e de seus
impactos na busca do sucesso estratégico. Todavia, não fazem o uso adequado dos recursos e
procedimentos inerentes às TRV, devido a vários limitadores, como, por exemplo, a falta de
estratégias formais de negócio e de TI e alinhamento estratégico, e o baixo nível de
maturidade de TI. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
|