Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santana, Fabricio Bonfim | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T20:18:11Z | - |
dc.date.available | 2022-12-20T20:18:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36436 | - |
dc.description.abstract | This document includes the final work presented to the Professional Postgraduate Program in Music (PPGPROM) of the Federal University of Bahia (UFBA) and its main objective is to present an adaptation of system 12 for electric bass based on the book A Modern Method for Guitar, by William Leavitt. Firstly, the Memorial is presented, briefly describing the musical history of the author. Then, an article presenting a brief view of system 12, where considerations are made about the trajectory of the electric bass in Brazil, also raising information about its bibliography. In the sequence, the final product is presented, showing the system 12. Preliminary concepts that are important for understanding the system are discussed, followed by diagrams with the typing models. Soon after, the exercise book is presented, where scores are available containing exercises with the major scale in all keys, divided into 12 sessions that include each of the 12 positions of the system. At the end, reports are presented describing the practices carried out in the period. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Contrabaixo elétrico | pt_BR |
dc.subject | Baixo elétrico | pt_BR |
dc.subject | Sistema 12 | pt_BR |
dc.subject | Escalas musicais | pt_BR |
dc.subject.other | Electric Bass | pt_BR |
dc.subject.other | Popular Music | pt_BR |
dc.subject.other | Position Playing | pt_BR |
dc.subject.other | Music scales | pt_BR |
dc.title | O sistema 12 para contrabaixo elétrico | pt_BR |
dc.title.alternative | Twelve system for electric bass | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira Filho, Pedro Amorim de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7968777541290477 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Dias, Pedro Augusto Silva | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7675630489332940 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira Filho, Pedro Amorim de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7968777541290477 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dias, Pedro Augusto Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7675630489332940 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Jesus, Gilmário Celso Bispo de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0278058435018144 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3449910048258201 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse documento compreende o trabalho final apresentado ao Programa de Pós- Graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem como objetivo principal apresentar uma adaptação do Sistema 12 para contrabaixo elétrico baseado no livro A Modern Method for Guitar, de William Leavitt. Inicialmente é apresentado o Memorial, descrevendo brevemente a história musical do autor. Em seguida, um artigo apresentando uma breve visão sobre o Sistema 12, onde são feitas considerações acerca da trajetória do contrabaixo elétrico no Brasil, levantando também informações sobre sua bibliografia. Na sequência, é apresentado o produto final, apresentando o Sistema 12 de fato. São mostrados conceitos preliminares importantes para a compreensão do sistema e, em seguida, diagramas com os modelos de digitação. Logo após é apresentado o caderno de exercícios, onde são disponibilizadas partituras contendo exercícios com a escala maior em todas as tonalidades, divididas em 12 sessões que contemplam cada uma das 12 posições do sistema. Ao final, são apresentados os relatórios descrevendo as práticas realizadas no período. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
dc.relation.references | CASTANHEIRA, S. A importância da relação entre o contrabaixo e a percussão para o aprendizado do contrabaixo elétrico no samba: entrevistas com dez informantes qualificados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 4., 2016, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2016, p. 69-77.
CARRARO, G. Música e educação, o contrabaixo e a bossa: Uma perspectiva histórica e prática. Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2011.
GRACIKI, M.; GEKAS, P. D. Processos Educacionais: Levantamento de Atuais Concepções Teórico/Metodológicas Acerca do Estudo De Escalas na Guitarra Elétrica e Sua Aplicação para a Improvisação de Gêneros de Música Popular Brasileira. Revista de Divulgação Interdisciplinar. Santa Catarina, v. 3, n. 1, p. 120-131, 2015. SYLLOS, Gilberto de; MONTANHAUR, Ramon. Bateria e Contrabaixo na Música Popular Brasileira. 3a Edição. Rio de Janeiro: Lumiar editora, 2003. LEAVITT, W. A Modern Method for Guitar. Boston: Alfred Music Publishing, 1999. MEDEIROS FILHO, J. B. de. Guitarra elétrica: um método para o estudo do aspecto criativo de melodias aplicadas as escalas modais de improvisação jazzística. Campinas, 2002. 145f. Mestrado em Artes. Instituto de Artes, UNICAMP, Natal, 2002. VICENTE, A. L.; MATOS, C. J. de. Contrabaixo brasileiro: levantamento e catalogação da bibliografia relacionada ao ensino do contrabaixo em território nacional. Revista de Divulgação Interdisciplinar. Santa Catarina. v. 3, n. 1, p. 68-77, 2015.
ZACZÉSKI, M. E. et al. Violão: aspectos acústicos, estruturais e históricos. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v. 40, n. 1, p. e1309-1-e1309-11, 2017. | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM)
|