dc.relation.references | ALMEIDA, Adriana M.; JUNQUEIRA, Fernanda M.; CASTRO, Fernanda S. R. de; MARTINS, Luciana C; NASCIMENTO, Mona. Mobilização na Pandemia de Covid-19: passos na luta pela profissionalização da Educação Museal no Brasil. In: MUSEU HISTÓRICO NACIONAL (BRASIL). Gestão, financiamento e reconhecimento da função educativa dos museus & a questão da profissionalização / organizadores: Andréa Costa, Fernanda Castro, Ozias Soares. Reconhecimento de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2020. p. 68-78. il. - (Educação Museal: conceitos, história e políticas, 2).
BARBOSA, Ana Mae. COUTINHO, Rejane Galvão (Org). Arte/educação como mediação cultural e social/Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho (orgs.). — São Paulo: Editora UNESP, 2009.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos /Ana Mae Barbosa. - Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos / Ana Mae Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2014. - (Estudos; 126/dirigida por J. Guinsburg).
BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho [livro eletrônico]: educadores, política e história / Ana Mae Barbosa – São Paulo: Cortez, 2015. 62,5 Mb; PDF. ISBN 978-85-249-2366-1.
BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Vitória (org.). Mulheres não devem ficar em silêncio: arte, design, educação / Ana Mae Barbosa, Vitória Amaral (org.). — São Paulo: Cortez, 2019.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. 2005. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Editora Ática.
BEVILACQUA, Juliana Ribeiro da Silva; SILVA, Renato Araújo da. África em Artes. São Paulo: Museu Afro Brasil, 2015. 56 p.: il.; 31 cm.
BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm. Acesso em: 05 ago 2020.
BRITTO, Rosangela M. de (org.). Hiperconectados: museus, estratégias e conexões / Rosangela Marques de Britto (Org.). – Belém: PPGArtes / UFPA, 2019. – 165 p.: il. color.BARBOSA, Ana Mae. (1989). Arte-educação em um museu de arte. Revista USP, (2), 125-132. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i2p125-132. Acesso em: 05 ago 2020.
BRUNO, Maria Cristina Oliveira; ARAÚJO, Marcelo Mattos; COUTINHO, Maria Inês Lopes. Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. [S.l: s.n.], 2010.
BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Waldisa R. C. Guarnieri: reflexos de uma trajetória profissional. In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. v.1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado de Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010a. p.69-77.
CABRAL, Maria Izabel Rêgo. Lina Bo Bardi, architetto e designer [recurso eletrônico]: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939 -1946) / Maria Izabel Rêgo Cabral. – Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019.
CAIXA CULTURAL SALVADOR. Gente Arteira. c2021. Página do projeto. Disponível em: http://www.caixacultural.com.br/SitePages/unidade-downloads.aspx?uid=7. Acesso em: 10 mar 2021.
CAILLET, Elisabeth. Políticas de emprego cultural e o ofício da mediação. In: BARBOSA, Ana Mae. COUTINHO, Rejane Galvão (Org). Arte/educação como mediação cultural e social/Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho (orgs.). — São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 71- 83.
CANTO, Aylana T. P., O Fantástico Mundo de Bobby: a formação de sentido no episódio The Hero / Aylana Teixeira Pimentel Canto. Monografia (Curso de Artes Visuais) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará. Belém, Pará. 2013.
CANTO, Aylana T. P. A animação “The Hero”: a significação na sala de aula / Aylana Teixeira Pimentel Canto. Monografia (Curso de Artes Visuais) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará. Belém, Pará. 2015.
CANTO, Aylana T. P.; DUARTE, A. H. da S. D. Semiótica na pandemia: análises e reflexões a partir do projeto #MASPDESENHOSEMCASA proposto pelo museu em 2020. XXVII Enecult – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), 2021. Disponível em: http://www.enecult.ufba.br/modulos/submissao/Upload-568/131234.pdf. Acesso em: 13 set. 2021.
CANTO, Aylana T. P.; DUARTE, A. H. da S. D. 2021a. The MASP online: The educational strategies from the museum in the pandemic. III Conference in Practice-Oriented Research in Art & Design - Link 2021. Auckland, Vol. 2, N.1, 2021a. Disponível em: https://pt.linksymposium.com/_files/ugd/1a42c3_cbdeb5e6df624783a1374a617f5d2ed5.pdf. Acesso em: 02 set. 2022.
CANTO, Aylana T. P.; DUARTE, A. H. da S. D. A Arte Educação online? Estratégias educativas do MASP na pandemia. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 3, 2022. DOI: 10.5965/24471267732021164. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/21132. Acesso em: 3 set. 2022.
CANAS, Adriano T. MASP: Museu Laboratório. Projeto de museu para a cidade, 1947-1957. São Paulo: FAU-USP, 2010. (tese de Doutorado).
CÁRDENAS, Alexandra Silva. Masp: estrutura, proporção e forma / Alexandra Silva Cárdenas. – São Paulo: ECidade, 2015. 140 p.: il. ; 25 cm. (Obras Fundamentais; v.1).
CARNEIRO, Amanda e MESQUITA, André. Entre o visível e o não -dito: uma entrevista sobre histórias e curadoria com Lilia Moritz Schwarcz. In: MASP Afterall - Arte e Descolonização. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e os autores. São Paulo, 2019. Disponível em: https://masp.org.br/uploads/temp/temp-itvQHku7C75b73oJSTIG.pdf. Acesso em: 19 dez. 2021.
CECA BR. Carta Aberta dos educadores museais brasileiros sobre os efeitos da Pandemia de Covid-19 na educação museal no Brasil. Disponível em: https://www.icom.org.br/?p=1928. Acesso em: 20 nov 2020.
CHAGAS, Mário. Imaginação museal: museu, memória e poder em Gustavo Barroso, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
CORTINA, Arnaldo; SILVA, Fernando Moreno da (orgs). Semiótica e Comunicação: estudo sobre textos sincréticos / Organizado por Arnaldo Cortina e Fernando Moreno da Silva — Araraquara, SP: Cultura Academica, 2014.
COUTINHO, Rejane Galvão (Org.) Estratégias de mediação e a abordagem triangular. in: BARBOSA, Ana Mae. COUTINHO, Rejane Galvão (Org). Arte/educação como mediação cultural e social/Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho (orgs.). — São Paulo: Editora UNESP, 2009. p.171/185.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia/André Desvallées e François Mairesse, editores; Bruno Brulon Soares e Marília Xavier Cury, tradução e comentários. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 2013.100 p.
FIGARO, Roseli. Comunicação é o lugar de encontros e de conflitos, onde se constituem os discursos e os diferentes pontos de vista. São Paulo: Paulus, 2010 (Entrevista com José Luiz Fiorin).
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso/José Luiz Fiorin. 15.ed. 1ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2013.
______. Modalização: da língua ao discurso. In FIORIN, José Luiz. Em busca do sentido: estudos discursivos/ José Luiz Fiorin. – 2. ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2019.
FREIRE, Paulo, 1921-1997. Educar com a mídia [recurso eletrônico]: novos diálogos sobre educação / Paulo Freire, Sérgio Guimarães. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo (1921-1997). Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa/ Paulo Freire - 58° es - Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREELAND, Cynthia, 1951 -. Teoria da arte: uma breve introdução / Cynthia Freeland; tradução Janaína Marcoantonio. — 1. ed. — Porto Alegre: L&M, 2019.GOB, André. A museologia: história, evolução, questões atuais / André Gob, Noémie Drouguet; tradução Dora Rocha e Carlos Alberto Monjardim. — Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo:Cultrix, 1983.
GREIMAS, Algirdas J. Sobre o sentido I. RJ: editora Vozes, 1975.
______. Da Imperfeição. Trad. Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 1a ed., 2017.
GUMBRECHT, Hans Ulrich, 1948- Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir? Hans Ulrich Gumbrecht; tradução Ana Isabel Soares. - Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
HODGE, Susie. Breve História da arte: um guia de bolso dos principais movimentos, obras, temas e técnicas / Susie Hodge; [tradução Maria Luisa de Abreu Lima Paz]. — São Paulo: Gustavo Gili, 2018.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade / bell hooks; tradução de Marcelo Brandão Cipolla. — 2. ed. — São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
IBRAM. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. EDITORA SCHWARCZ S.A. - São Paulo, 2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Cibercultura/ Pierre Lévy; tradução de Carlos Irineu da Costa. — São Paulo: Editora 34, 2010 (3a edição). 272p.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? / Pierre Lévy; tradução de Paulo Neves. — São Paulo: Editora 34, 2011 (2a Edição). 160p.LISPECTOR, Clarice, 1920-1977. A paixão segundo G.H. / Clarice Lispector. - 1a ed. - Rio de Janeiro: Rocco, 2020.
MAGALDI, Monique B.; BRULON, Bruno; SANCHES, Marcela. Cibermuseologia: as diferentes definições de museus eletrônicos e a sua relação com o virtual. In: MAGALDI, Monique B. BRITTO, Clóvis Carvalho (Org.). Museus & museologia: desafios de um campo interdisciplinar. Brasília: FCI UnB, 2018. p. 135-155.
MARTI, Frieda Maria; SANTOS, Edméa Oliveira dos. Educação Museal Online: a Educação Museal na/com a Cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 41-66, set. 2019. ISSN 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/44589. Acesso em: jul. de 2020.
MARTI, Frieda Maria. A educação museal online: uma ciberpesquisa-formação na/com a seção de assistência ao ensino (SAE) do Museu Nacional-UFRJ / Frieda Maria Marti. – 2021.
MARANDINO, Martha (org). Educação em museus: a mediação em foco/ Organização Martha Marandino — São Paulo, SP: Geenf / FEUSP, 2008.
MASP. Relatório Anual de Atividades MASP 2015. São Paulo: MASP, 2015.
______. Entre nós: antologia. A figura humana no acervo do MASP / organização editorial, Adriano Pedrosa, Luciano Migliaccio — São Paulo: MASP, 2017. 144p. il.
______. MASP: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand — São Paulo: Instituto Cultural J. Safra, 2017. — (Coleção museus brasileiros).
______. Plano de conservação do Museu de Arte de São Paulo. Elaboração: Equipe Getty-MASP. 2018.
______. Histórias das mulheres, histórias feministas: antologia: vol. 2 antologias/ organização Adriano Pedrosa, Amanda Carneiro e André Mesquita — São Paulo: MASP, 2019. 528 p. il.______. Relatório Anual de Atividades MASP 2019. São Paulo: MASP, 2019.
______. MASP de bolso. Adriano Pedrosa (organização); Laura Cosendey (colaboração). São Paulo: MASP, 2020b. 124p.: il.
______. Relatório Anual de Atividades MASP 2019. São Paulo: MASP, 2020.
______. Entre nós: antologia. A figura humana no acervo do MASP / organização editorial, Adriano Pedrosa, Luciano Migliaccio — São Paulo: MASP, 2017. 144p. il.
______. Relatório Anual de Atividades MASP 2020. São Paulo: MASP, 2020.
______. Relatório Anual de Atividades MASP 2021. São Paulo: MASP, 2021.
MEDEIROS, Afonso. Museu e Hiperlink. In: BRITTO, Rosângela Marques. Hiperconectados [Recurso Eletrônico]: museus, estratégias e conexões / Rosangela Marques de Britto (Org.). – Belém: PPGArtes / UFPA, 2019. 165 p.: il. color. p. 136 - 141.
MOTTA, Renata Vieira da. Comunicação oral - Ação Cultural do Museu de Arte de São Paulo: 1947 - 1957. (Apresentação de Trabalho/ Seminário). XXIV Colóquio do CBHA. Belo Horizonte, 2003. Disponível em: http://www.cbha.art.br/coloquios/2004/anais/textos/93_renata_vieira_motta.pdf. Acesso em: 17 dez. 2021.
MUSEU HISTÓRICO NACIONAL (Brasil). Educação museal: conceitos, história e políticas / organizadores: Fernanda Castro, Ozias Soares, Andréa Costa. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2020. 69 p.: il. – (História da educação museal no Brasil & prática político-pedagógica museal, 1).
MUSEU HISTÓRICO NACIONAL (BRASIL). Gestão, financiamento e reconhecimento da função educativa dos museus & a questão da profissionalização / organizadores: Andréa Costa, Fernanda Castro, Ozias Soares. Reconhecimento de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2020. 82 p.: il. - (Educação museal: conceitos, história e políticas, 2).NASCIMENTO, Mona; e GONÇALVES, Leane Cristina Ferreira. Educação Museal em Rede: surgimento e atuação das redes de educadores em museus no Brasil. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 140-154. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.39944.
NÚCLEO EDUCATIVO DO MUSEU DO FUTEBOL. Museu do futebol para todos: volume 3 / Núcleo Educativo do Museu do Futebol; ilustração Bernardo França. — São Paulo: IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, 2019.
OLIVEIRA, José Cláudio A. O museu digital: uma metáfora do concreto ao digital; Comunicação e Sociedade, vol. 12, 2007, PP.147-161.
OLIVEIRA, Vânia Dolores Estevam de. A “imaginação museal” dos folcloristas. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.9, n.2, p. 171-191, nov. 2012.
OLIVEIRA, Emerson Dionisio G. O museu no Instagram: arte, exposição e a visibilidade de práticas museológicas. Museologia & Interdisciplinaridade, v. 9, 2020, p. 103–131, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/31740. Acesso em: 20 out. 2021.
ORLANDI, Eni Puccinelli, 1942- As formas do silêncio: no movimento dos sentidos / Eni Puccinelli Orlandi. – 6a ed. – Campinas, SP; Editora da Unicamp, 2007.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação/ Fayga Ostrower. 30ed. - Petrópolis, Vozes, 2014.
PAUSINI, Adel Igor Romanov. Modernidade e Provincianismo: MASP, MAM- SP e a Campanha Nacional de Museus Regionais no Nordeste brasileiro. Lisboa: 2020. 480 p. Tese (Doutorado em Museologia) – Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
PINTADO, Ricardo Luis Sampaio. A imaginação museal de Lina Bo Bardi: expografias (1947-1968) / Ricardo Luis Sampaio Pintado; Francisca Ferreira Michelon, orientadora. — Pelotas, 2018. Pin282 f.: il.
PILLAR, Analice Dutra. O sincretismo em desenhos animados da TV: o Laboratório de Dexter. 2a edição, n° 30. 123 -142p, 2005. Disponível em:http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12419/7349. Acesso em: 13 mar. 2021.
POULOT, Dominique. Museu e museologia/ Dominique Poulot; tradução Guilherme João de Freitas Teixeira. — Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. — (Coleção Ensaio Geral).
PRIMO, Judite Santos. “Pensar contemporaneamente a museologia”. Cadernos de Sociomuseologia. Lisboa,ULHT, No 16, p. 5-38, 1999.
PUIG, Carla P. Modos de pensar museologias: educação e estudos de museus. Trad. Christiane de Souza Coutinho Orloski. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane G. (Org.) Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Ed. Unesp, 2009. p.53-70.
REM BAHIA. Carta de Princípios e Regimento Interno. 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1jbWl-sK1I0k0dJ5Xe4FjSs1nLC8AfFL7/view. Acesso em: 23 maio. 2021.
SANSI-ROCA, Roger. De armas do fetichismo a patrimônio cultural: as transformações do valor museográfico do candomblé em Salvador da Bahia no século XX. In: ABREU, Regina;
CHAGAS, Mário de Souza; SANTOS, Myrian Sepúlveda dos (Orgs.). Museus, coleções e patrimônios: narrativas polifônicas. Rio de Janeiro: Garamond, MINC/IPHAN/DEMU, 2007. Disponível em: http://www.reginaabreu.com/site/images/attachments/capitulos/21-museus-colecoes_e_patrimonios-narrativas_polifonicas.pdf. Acesso em: 21 mai. de 2021.
SANTOS, Maria Célia T. Moura. Museu e educação: conceitos e métodos. In: Encontros museológicos: reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Rio de Janeiro: MinC/IPHAN/DEMU, 2008.
SANTOS dos SANTOS, Melissa. Concepção e desenvolvimento do museu (virtual) dos graffiti feitos por mulheres / Melissa Santos dos Santos. – Salvador, 2018.
SCHENKEL, Camila. Em quarentena: apontamentos sobre educação em museus em tempos de pandemia. Porto Arte: Revista de Artes Visuais. Porto Alegre: PPGAV-UFRGS, jan-jun, 2020; V.25; N.43 e-ISSN 2179-8001. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2179-8001.108108. Acesso em: 14 fev. 2022.SILVA, Rita de Cassia Maia da. A concepção de museus em espaços digitais: sobre as possibilidades de musealização online. In: SEBRAMUS. III Seminário Brasileiro de Museologia - novembro, 2017. Universidade Federal do Pará Belém-PA. Disponível em: http://www.sebramusrepositorio.unb.br/index.php/3sebramus/3Sebramus/search/authors/view?firstName=Rita&middleName=de%20Cassia%20Maia%20da&lastName=Silva&affiliation=&country=. Acesso em: 22 dez. de 2021.
SILVA, Susana Gomes da S. Para além do olhar: a construção e a negociação de significados pela educação museal. In: BARBOSA, Ana Mae. COUTINHO, Rejane Galvão (Org). Arte/educação como mediação cultural e social/Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho (orgs.). — São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 121 - 139.
SILVA, Joana Angélica Flores. A representação das mulheres negras nos museus de Salvador: uma análise em branco e preto / Joana Angélica Flores Silva. – 2015. 113 f.: il.
SILVA, Cintia Maria da. Mediador Cultural: profissionalização e precarização das condições de trabalho. 2017a. Dissertação - Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/151538. Acesso em: 14 fev 2022.
SILVEIRA, Luciana Martha. Introdução à teoria da cor / Luciana Martha Silveira. – 2. ed. – Curitiba: Ed. UTFPR, 2015. 169 p.: il. color.
STUDART, Denise Coelho. Conceitos que transformam o museu, suas ações e relações. In: DOSSIÊ CECA-Brasil. MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia/ Instituto do Patrimônio Artístico Cultural, Departamento de Museus e Centros Culturais. Vol.1, n.1, (2004). Rio de Janeiro: IPHAN, 2004a.
______. Educação em museus: produto ou processo? In: DOSSIÊ CECA-Brasil. MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia/ Instituto do Patrimônio Artístico Cultural, Departamento de Museus e Centros Culturais. Vol. 1, n.1, (2004). Rio de Janeiro: IPHAN, 2004b.TOJAL, Amanda P. da F. Ação educativa inclusiva e comunicação museológica: mudança de paradigmas. In: GRIESER, Annelise; GONÇALVES, Daniel; MARQUES, Paulo R. F. O. (Org.). Acessibilidades e linguagens. (Cadernos tramas da memória - Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto; Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará, n. 3). Fortaleza: INESP, 2013, p. 15-39. Disponível em: http://arteinclusao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/caderno_tramas_da_memoria.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.
WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho / Wucius Wong; [tradução Alvamar Helena Lamparelli]. – São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ZUBARAN, Maria Angélica; MACHADO, Lisandra Maria Rodrigues. Representações e pedagogias culturais: o que se ensina sobre o negro nos Museus do Rio Grande do Sul. X ANPED SUL. UDESC/Florianópolis-SC, outubro de 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1205-1.pdf. Acesso em: 13 nov. de 2020.
SITES CONSULTADOS:
CAIXA CULTURAL SALVADOR. Salvador, 2020. Página inicial. Disponível em: http://www.caixacultural.com.br/SitePages/unidade-home.aspx?uid=7. Acesso em: 13 ago. 2020.
CAIXA CULTURAL SÃO PAULO. São Paulo, 2020. Página inicial. Disponível em: http://www.caixacultural.com.br/SitePages/unidade-home.aspx?uid=9. Acesso em: 13 ago. 2020.
CCBB. Arte&Educação, 2020. Página inicial. Disponível em: https://www.ccbbeducativo.com/. Acesso em: 13 ago. 2020.
FREIRE, Mariana. Lotação de trens e metrô cresce em SP, e passageiros temem o coronavírus. Folha de São Paulo. São Paulo, 21 de out de 2020. Disponível em: https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2020/10/lotacao-de-trens-e-metro-cresce-em-sp-e-passageiros-temem-o-coronavirus.shtml. Acesso em: 01 fev. 2021.INSTITUTO TOMIE OHTAKE. São Paulo, 2020. Página inicial. Disponível em: https://www.institutotomieohtake.org.br/. Acesso em: 03 jul. 2020.
MARTINS, Antônio. Coronavírus: quatro crônicas do fim do mundo. Outras Palavras. São Paulo, 13 de mar de 2020. Disponível em: https://outraspalavras.net/pos-capitalismo/coronavirus-quatro-cronicas-do-fim-do-mundo. Acesso em: 03 fev. 2021.
MASP. São Paulo, 2020. Página inicial. Disponível em: https://masp.org.br/. Acesso em: 01 ago. 2020.
MASP. São Paulo, 2020a. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/masp/?hl=pt /. Acesso em: 16 mar. 2020.
MASP. São Paulo, 2021a. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/masp/?hl=pt. Acesso em: 01 jan. 2021.
MUSEU DA MISERICÓRDIA. Rede social Instagram, 2020. Página inicial. Disponível em: https://www.museudamisericordia.org.br/. Acesso em: 02 ago. 2020.
MUSEU AFRO-BRASILEIRO UFBA. Salvador, 2020. Página inicial. Disponível em: http://www.mafro.ceao.ufba.br/. Acesso em: 13 ago. 2020.
MUSEU DE ARTE SACRA UFBA. Salvador, 2020. Página inicial. Disponível em: https://mas.ufba.br/. Acesso em: 13 ago. 2020.
MUSEU DO ESTADO DO PARÁ. Belém/PA, 2020. Página inicial. Disponível em: https://museudoestadodopara.wordpress.com/. Acesso em: 13 ago. 2020.
SENADO, BR. Coronavírus: Senado aprova auxílio emergencial de R$600. Senado, Br. Brasil, 30 de mar de 2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/03/30/coronavirus-senado-aprova-auxilio-emergencial-de-r-600. Acesso em: 01 fev. 2021.UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS. Portugal, 2020. Página inicial. Disponível em: https://www.ulusofona.pt/doutoramentos/museologia. Acesso em: 10 ago. 2020.
ZIBELL, Matías. Mortos em casa e cadáveres nas ruas: o colapso funerário causado pelo Coronavírus no Equador. BBC News Mundo no Equador. Equador, 01 de abr de 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52129845. Acesso em: 01 fev. 2021. | pt_BR |