Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mônica Leite da-
dc.date.accessioned2023-01-05T15:15:26Z-
dc.date.available2023-01-05T15:15:26Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.citationSILVA, Mônica Leite da. Poéticas de um corpo que canta: práticas pedagógicas em teatro a partir das canções da capoeira. Salvador, 2022. Tese [Doutorado] – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ PPGAC-UFBA.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36450-
dc.description.abstractThis thesis describes the experimentation path of Theater teaching pedagogical practices based on songs from the capoeira universe. The investigation was built on artistic-pedagogical practices with different audiences and contexts, among workshops for amateur artists in cultural spaces, preparation of actresses/actors, and students in high school classrooms in the state education system. In the different environments and contexts, songs were introduced as triggers of processes, and we experienced developments in creating games and body dynamics, which were productive regarding the theatrical production. The choice for the capoeira song in theater classes was due to the importance of working the body in a broad, sonorous way, with its meanings and memories emerging through the feeling of belonging that one has when coming into contact with such songs. Therefore, working with capoeira songs, both with actresses/actors and with Basic Education students, demanded, especially of whom conducted the process, understanding the etymological principles related to metaphors and poetics belonging to the cosmovision govern the body and the thought of those who live capoeira. In addition, it is still added to the constant process of personal investigation of the actress, researcher, teacher - singer - in front of practical experiences and experimentation with the songs of capoeira to expand, connect, taste, and discover other paths and possibilities of bodily work/vocal for the scene, pointing to the development of decolonial pedagogical practices for the teaching of Performing Arts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectPedagogia do Teatropt_BR
dc.subjectCanções da capoeirapt_BR
dc.subjectVivênciaspt_BR
dc.subjectCorpo~vozpt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subject.otherTheater Pedagogypt_BR
dc.subject.otherCapoeira songspt_BR
dc.subject.otherExperiencespt_BR
dc.subject.otherBody~voicept_BR
dc.subject.otherAncestrypt_BR
dc.titlePOÉTICAS DE UM CORPO QUE CANTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEATRO A PARTIR DAS CANÇÕES DA CAPOEIRApt_BR
dc.title.alternativePOETICS OF A BODY THAT SINGS: PEDAGOGICAL PRACTICES IN THEATER BASED ON CAPOEIRA SONGSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqTeatro - Estudo e Ensino; Arte e Música; Teatro na Educação; Capoeira - canções e música; Sentidos e sensações na arte;pt_BR
dc.contributor.advisor1Domenici, Eloisa Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9652870444818895pt_BR
dc.contributor.referee1Domenici, Eloisa Leite-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9652870444818895pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Evani Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8546090153038923pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Eliene Benício Amâncio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9802809026361422pt_BR
dc.contributor.referee4Machado, Lara Rodrigues-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8465131534198907pt_BR
dc.contributor.referee5Oliveira, Aline Nunes de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2578391063948577pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5622-2575pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7967575409417070pt_BR
dc.description.resumoEsta tese descreve o percurso de experimentação de práticas pedagógicas de ensino de Teatro a partir de canções do universo da capoeira. A investigação foi construída em práticas artístico-pedagógicas com diferentes públicos e contextos, dentre oficinas para artistas amadores em espaços culturais, preparação de atrizes/atores e com estudantes nas salas de aula do Ensino Médio na rede estadual de educação. Nos diversos ambientes e contextos, as canções foram introduzidas como fagulhas de processos e experimentamos desdobramentos na criação de jogos e dinâmicas corporais, que foram profícuas no sentido da produção de teatralidade. A escolha pela canção da capoeira dentro das aulas de teatro se deu pela importância de se trabalhar o corpo de forma ampla, sonora, com suas significâncias e memórias emergidas através da sensação de pertencimento que se tem ao entrar em contato com tais canções. Para tanto, trabalhar as canções da capoeira, tanto com atrizes/atores quanto com alunos da Educação Básica, exigiu, principalmente de quem conduzia o processo, entender os princípios etimológicos com relação às metáforas e à poética pertencentes na cosmovisão que rege o corpo e o pensamento de quem vive a capoeira. Além disso, ainda está somado ao constante processo de investigação pessoal da própria atriz, pesquisadora, professora-cantadeira - mediante experiências e experimentações práticas com as canções da capoeira, com a intenção de ampliar, conectar, degustar, descobrir caminhos e possibilidades outras de trabalho corpóreo/vocal para a cena, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas decoloniais para o ensino das Artes da Cena.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.relation.referencesABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 1 ed. Tradução: Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2007. AMARAL, João do. Arte descolonial. Pra começar a falar do assunto ou: aprendendo a andar pra dançar. Revista Iberoamérica Social, 2017. Disponível em: <https://iberoamericasocial.com/arte-decolonial-pra-comecar-falar-do-assunto-ouaprendendo-andar-pra-dancar/>. Acesso em: 9 março 2022. BAGETI ZEIFERT, Anna P.; AGNOLETTO, Vitória. O Pensamento descolonial e a teoria dos direitos humanos: saberes e dignidades nas sociedades latino-americanas. Revista Húmus. v.9, n.26, 2016. Disponível em: < http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/12077> Acesso em: 23 mar. 2022. BELFANTE, Diego Bezerra. Besouro: de Valentão a Herói. XXVII Simpósio Nacional de História. Natal/RN,2013. Disponível em: <http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364936565_ARQUIVO_BesourodeValentaoaheroi-textocompleto.pdf> Acesso em 14 mar. 2020. CAILLOIS, Roger. Os jogos e os Homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Edições Cotovia, 1990. CAMPO, Giuliano. Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski. Tradução Julia Barros. São Paulo: É Realizações, 2012. DINIZ, Flávia Cach. Capoeira Angola: identidade e trânsito musical. Salvador: Tese de Doutorado: Escola de Música -UFBA, 2011. DINIZ, Flávia. Capoeira, música e transe. In.: Capoeira em múltiplos olhares: estudos e pesquisas em jogo. Org. Antônio Liberac Cardoso Simões Pires, Francine Simplício Figueiredo, Paulo Andrade Magalhães Filho, Sara Abreu da Mata Machado. Cruz das Almas: EDUFRO, Belo Horizonte: Fino Traço, 2016. p. 337 – 352. FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, estado cênico. Revista Contrapontos – Eletrônica. v. 10, n. 3, set. dez., 2010. (p. 321 – 326). Disponível em: <https://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256/1721> Acesso em: 27 mar. 2022. FERREIRA, Elizia Cristina. Umbigo do mundo – subjetividade, arte e tempo. Ensaios Filosóficos, Volume XV – julho/2017, p. 127 – 142. Acesso em: nov. 2020. Disponível em: < http://ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo15/10_FERREIRA_Ensaios_Filosoficos_Volume_XV.pdf> FERREIRA, Emília Biancardi. Ôlelê Maculelê. Ed. Especial. Brasília, 1969. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. FU-KIAU, Kimbwandende Kia Bunseki. A sacralidade do mundo natural. Tradução Makota Valdina Pinto. Disponível em: https://estahorareall.files.wordpress.com/2015/07/dr-bunseki-fu-kiau-a-visc3a3o-bantu-kongo-da-sacralidade-do-mundo-natural.pdf Acesso em: 23 set. 2021. GRANDOLPHO, Marcela. A incorporação vocal do texto: técnicas psicofísicas para transformar texto em ação. 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 2016. GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005. HOLESGROVE, Thomas. Organicidade e liberação da voz natural: princípios de uma técnica corporal de transmissão. Tese. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP, 2014. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 2007. LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. LIMA, Evani Tavares. Capoeira de Angola como treinamento para o ator. Dissertação. UFBA. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Escola de Teatro – Universidade Federal da Bahia. 2002. LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. LEITE DA SILVA, Mônica. Corpo Transpassado: dramaturgias de uma atriz com a ginga da rua. Dissertação. UnB. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Universidade de Brasília. 2017. MAFFESOLI, Michel. A Sombra de Dionísio: contribuição a uma sociologia da orgia. Tradução de Aluizio Ramos Trinta – Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985. MARTINS, Leda Maria. Performances da Oralitura: corpo, lugar da memória. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras UFMG. n. 26. jun. p. 63 – 81. 2003. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881/7308> Acesso em: 23 mar. 2022. MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. 2.ed. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021. MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, no 34, p. 287-324, 2008. Disponível em: < http://professor.ufop.br/sites/default/files/tatiana/files/desobediencia_epistemica_mignolo.pdf> Acesso em: 23 mar. 2022. NUNES, Sandra Meyer. Pontos de vista sobre percepção e ação no treinamento do ator: Viewpoints em questão. Revista DA Pesquisa (UDESC). Florianópolis/SC, Volume 1, Número 3, 2008. Disponível em: <http://www1.udesc.br/arquivos/portal_antigo/Seminario18/18SIC/PDF/082_Sandra_Makowiecky.pdf>. Acesso em 27 mar. 2022. OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da Ancestralidade: Corpo e Mito na Filosofia da Educação Brasileira. Fortaleza/CE: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Tese de Doutorado, 2005. OLIVEIRA, Eduardo David de. Epistemologia da Ancestralidade. Entrelugares: Revista de Sociopética e Abordagens Afins. v. 1, n. 2, mar/ago. 2009. Disponível em: <http://www.entrelugares.ufc.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=17:artigos&Itemid=12> Acesso em: 01 de abr. 2017. OLIVEIRA, Eduardo. Cosmovisão africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. Coleção X – Organização? Rafael Haddoock-Lobo – 1 ed. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2021. PEREIRA, Sayonara e COSTA, Daniel Santos. Corpo, festa e performatividade: encruzilhadas e reflexões desde a oralidade popular brasileira. Revista Moringa –Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPE, v.8, n.2, jul./dez, 2017, p. 43 – 55. RAMOS, Jarbas Siqueira. O Corpo-Encruzilhada como Experiência Performativa no Ritual Congadeiro. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 296-315, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2237-266066605>Acesso em: 27 mar. 2022. RÊGO, Waldeloir, Capoeira Angola: Ensaios Etnográficos. 2. ed. Rio de Janeiro: MC&G, 2015. Disponível em: <https://www.capoeirashop.fr/pt/blog/capoeira-angola-ensaio-socio-etnografico-waldeloir-rego-1968-n9> Acesso em: 23 mar. 2022. RANGEL, Sônia Lucia. Olho Desarmado: objeto poético e trajeto criativo. Salvador: Solisluna Design Editora, 2009. RIBEIRO, V. V.; FRIGO, L. F.; BASTILHA, G. R.; CIELO, C. A. Aquecimento e desaquecimento vocais: revisão sistemática. Rev. CEFAC. nov. – dez., 2016, p. 1456 – 1465. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/1982-0216201618617215> Acesso em: 27 mar. 2022. SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos bantu-kongo por Bunseki: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. São Paulo/SP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo: Tese de Doutorado, 2019. SILVA, Eusébio Lôbo da. O corpo na Capoeira. v. 4, 2. ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010. STOBBAERTS, Georges. O corpo e a expressão teatral. Recife: CEPE, 2014. p. 39 – 74. VARGENS, Meran Muniz da Costa. A voz articulada pelo coração. São Paulo, SP: Perspectiva, 2013. REFERÊNCIAS AUDIOVISUAIS ALENCAR, Valéria Decolonialidade ou Descolonização? Semelhanças, Diferenças e Propostas Pedagógicas não Hegemônicas Aula com Professora Valéria Alencar UFMU. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NuTJ6dulrWM&ab_channel=RSEducacao> Acesso em: 23 mar.2022. A VERDADEIRA HISTÓRIA DO MACULELÊ. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dmC-YiUbfzo&t=5s> Acesso em: 13 de abr. 2019. ARAÚJO, Rosângela Janja Costa. Epistemologia da Ginga. IHAC - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. YouTube, 26 abr. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CyVxa0Bzsqk&ab_channel=IHAC-InstitutodeHumanidades%2CArteseCi%C3%AAncias> Acesso em: 13 mar. 2022. BESOURO. [Direção de] João Daniel Tikhomiroff. Santo Amaro/BA, 2009. Filme (93 min). Publicado pelo canal PortalAfroxe. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iSkSrQH95ww> Acesso em: 23 mar. 2022. KRENAK, Ailton. Aula 1 – Práticas Indígenas de Produção de Cuidado. 2021. Publicado pelo canal: Núcleo de Psicologia Comunitária e da Saúde (NUCS) – UFCG. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FEnc2arDpJg> Acesso em: 27 mar. 2022. MACULELÊ A GRANDE HISTÓRIA – PELO HISTORIADOR ANTÔNIO LIBERAC. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=xD0eqcad-3I> Acesso em: 13 de abr. 2019. MACULELÊ COM MESTRE TONI VARGAS. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=e5XZzmpSw3Y> Acesso em: 13 de abr. 2019. MAKULELÊ: OS GUERREIROS QUE DANÇAM NO ESCURO. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vs7eUh-SYC0> Acesso em: 13 de abr. 2019. SANTANA, Tiganá. Entrevista com Tiganá Santana - Filosofia Contemporânea - Doutorado em Difusão do Conhecimento Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WTh2SmSAmLw&ab_channel=PPGDC-Rede> Acesso em: 23 set. 2021 VALDINA, Makota. Um jeito negro de ser e viver. 2012. Publicado pelo Canal Povo de Axé. –Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=sa0HXc48ylE&ab_channel=POVODEAX%C3%89>. Acesso em: 13 dez. 2022. VALDINA, Makota. Ancestralidade por Makota Valdina, 2018. Publicado pelo Canal Agô – Música e Ancestralidade. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=N9l4diwjRbU&ab_channel=Ag%C3%B4-M%C3%BAsicaeAncestralidade>. Acesso em: 23 set. 2021pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REPOSITÓRIO TESE Monica Leite da Silva .pdf2,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.