https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36450
Tipo: | Tese |
Título: | POÉTICAS DE UM CORPO QUE CANTA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEATRO A PARTIR DAS CANÇÕES DA CAPOEIRA |
Título(s) alternativo(s): | POETICS OF A BODY THAT SINGS: PEDAGOGICAL PRACTICES IN THEATER BASED ON CAPOEIRA SONGS |
Autor(es): | Silva, Mônica Leite da |
Primeiro Orientador: | Domenici, Eloisa Leite |
metadata.dc.contributor.referee1: | Domenici, Eloisa Leite |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Evani Tavares |
metadata.dc.contributor.referee3: | Costa, Eliene Benício Amâncio |
metadata.dc.contributor.referee4: | Machado, Lara Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee5: | Oliveira, Aline Nunes de |
Resumo: | Esta tese descreve o percurso de experimentação de práticas pedagógicas de ensino de Teatro a partir de canções do universo da capoeira. A investigação foi construída em práticas artístico-pedagógicas com diferentes públicos e contextos, dentre oficinas para artistas amadores em espaços culturais, preparação de atrizes/atores e com estudantes nas salas de aula do Ensino Médio na rede estadual de educação. Nos diversos ambientes e contextos, as canções foram introduzidas como fagulhas de processos e experimentamos desdobramentos na criação de jogos e dinâmicas corporais, que foram profícuas no sentido da produção de teatralidade. A escolha pela canção da capoeira dentro das aulas de teatro se deu pela importância de se trabalhar o corpo de forma ampla, sonora, com suas significâncias e memórias emergidas através da sensação de pertencimento que se tem ao entrar em contato com tais canções. Para tanto, trabalhar as canções da capoeira, tanto com atrizes/atores quanto com alunos da Educação Básica, exigiu, principalmente de quem conduzia o processo, entender os princípios etimológicos com relação às metáforas e à poética pertencentes na cosmovisão que rege o corpo e o pensamento de quem vive a capoeira. Além disso, ainda está somado ao constante processo de investigação pessoal da própria atriz, pesquisadora, professora-cantadeira - mediante experiências e experimentações práticas com as canções da capoeira, com a intenção de ampliar, conectar, degustar, descobrir caminhos e possibilidades outras de trabalho corpóreo/vocal para a cena, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas decoloniais para o ensino das Artes da Cena. |
Abstract: | This thesis describes the experimentation path of Theater teaching pedagogical practices based on songs from the capoeira universe. The investigation was built on artistic-pedagogical practices with different audiences and contexts, among workshops for amateur artists in cultural spaces, preparation of actresses/actors, and students in high school classrooms in the state education system. In the different environments and contexts, songs were introduced as triggers of processes, and we experienced developments in creating games and body dynamics, which were productive regarding the theatrical production. The choice for the capoeira song in theater classes was due to the importance of working the body in a broad, sonorous way, with its meanings and memories emerging through the feeling of belonging that one has when coming into contact with such songs. Therefore, working with capoeira songs, both with actresses/actors and with Basic Education students, demanded, especially of whom conducted the process, understanding the etymological principles related to metaphors and poetics belonging to the cosmovision govern the body and the thought of those who live capoeira. In addition, it is still added to the constant process of personal investigation of the actress, researcher, teacher - singer - in front of practical experiences and experimentation with the songs of capoeira to expand, connect, taste, and discover other paths and possibilities of bodily work/vocal for the scene, pointing to the development of decolonial pedagogical practices for the teaching of Performing Arts. |
Palavras-chave: | Pedagogia do Teatro Canções da capoeira Vivências Corpo~voz Ancestralidade |
CNPq: | Teatro - Estudo e Ensino; Arte e Música; Teatro na Educação; Capoeira - canções e música; Sentidos e sensações na arte; |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
Citação: | SILVA, Mônica Leite da. Poéticas de um corpo que canta: práticas pedagógicas em teatro a partir das canções da capoeira. Salvador, 2022. Tese [Doutorado] – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ PPGAC-UFBA. |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36450 |
Data do documento: | 9-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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