https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36455
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As relações entre grafemas e fonemas na posição de coda silábica: efeitos na leitura de criança com queixas escolares |
Autor(es): | Giovanna, Santos Martinez |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Elaine Cristina de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Elaine Cristina de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Danielle, Pinheiro Carvalho Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Marcus Vinicius Borges |
Resumo: | A prática de leitura é trazida por Indursky (2010), como uma prática que permite tocar e discutir o texto, não havendo leitura única para um texto, e isso permite ao sujeito-leitor a transformação em um sujeito crítico e o conduz a assumir seu lugar de autoria. Ao compreender a leitura a partir desta perspectiva, este estudo teve como objetivo compreender e analisar a relação entre grafemas e fonemas na posição de coda silábica na leitura oral de uma criança com queixa escolar. Trata-se de um estudo de caso cujo método se caracteriza como descritivo, de corte transversal e base qualitativa. Este estudo foi realizado com uma criança selecionada por apresentar queixas de dificuldades de leitura pela família, professor e profissional de saúde, regularmente matriculada no Ensino Fundamental II, de uma escola pública de Salvador, cursando o 6º ano, no ano de 2022. A coleta de dados foi realizada no Centro Docente Assistencial em Fonoaudiologia (CEDAF) da Universidade Federal da Bahia, local no qual a criança se encontra em atendimento. Para a coleta de dados, foram propostas diversas atividades de leitura oral, sendo a escolhida para este trabalho a leitura de uma fábula. A análise de dados nos permitiu observar que a criança consegue realizar a leitura da maioria das sílabas com coda silábica. É notável, também, que durante o processo de leitura da sílaba ela omite a coda silábica para então reformular e chegar a leitura correta da palavra. É esperado que esse estudo auxilie a compreender quais aspectos linguísticos podem estar envolvidos na leitura de palavras com coda silábica realizada por crianças com dificuldades. |
Palavras-chave: | Leitura Infantil Dificuldade de leitura Coda Silábica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) |
Citação: | MARTINEZ, Giovanna Santos. As relações entre grafemas e fonemas na posição de coda silábica: efeitos na leitura de criança com queixas escolares. 2022. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36455 |
Data do documento: | 6-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Giovanna Santos MArtinez_ATA.pdf | Ata | 606,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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