Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36492
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Essencial para alguns, útil para todos: uma análise da acessibilidade digital em reportagens multimídia
Título(s) alternativo(s): Essential for some, useful for all: An analysis of digital accessibility in multimedia reporting
Autor(es): Santos, Gabriel Cerqueira Nunes dos
Primeiro Orientador: Vieira, Lívia de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Lívia de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Beraldo, Carla Tonetto
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa, Suzana Oliveira
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo a respeito da situação da acessibilidade digital nas grandes reportagens multimídia, no contexto do jornalismo digital. Nesse sentido, reflexões a respeito da inclusão das pessoas com deficiência, tanto socialmente, quanto mercadologicamente, são abordadas nesta monografia. O estudo tem como objetivo compreender como a acessibilidade digital está sendo executada por veículos jornalísticos nacionais e estrangeiros, por meio da análise de reportagens multimídia de referência. Metodologicamente, este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa exploratória quali-quantitativa com dez reportagens finalistas de um prêmio internacional de jornalismo. A partir dos resultados, foi possível perceber que os veículos analisados ainda negligenciam práticas essenciais para a acessibilidade digital de seus conteúdos. Como conclusão, constatou-se a necessidade da indústria jornalística incorporar, de maneira mais assertiva, a acessibilidade digital nos seus processos de produção de conteúdo.
Abstract: This work presents a study about the situation of digital accessibility in large multimedia reports, in the context of digital journalism. In this sense, reflections on the inclusion of people with disabilities, both socially and in terms of marketing, are addressed in this monograph. The study aims to understand how digital accessibility is being implemented by national and foreign journalistic vehicles, through the analysis of reference multimedia reports. Methodologically, this work was carried out from a qualitative-quantitative exploratory research with ten shortlisted reports for an international journalism award. As a result, it was possible to perceive that the analyzed vehicles still neglect essential practices for the digital accessibility of their contents. In conclusion, there was a need for the journalistic industry to more assertively incorporate digital accessibility into its content production processes.
Palavras-chave: Acessibilidade Digital
Reportagem Multimídia
Jornalismo Digital
UX Design
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36492
Data do documento: 29-Nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Nunes - TCC - Versão Final-mesclado.pdf12,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.