https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36573
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Efetivando a Lei 10.639/2003 no ensino de química: proposta de mediação didática com a temática cabelos crespos |
Título(s) alternativo(s): | Effecting law 10.639/2003 in chemistry teaching: proposal of didactic mediation with the theme curly hair |
Autor(es): | Silva, Elton Bernardo Santos da |
Primeiro Orientador: | Pinheiro, Bárbara Carine Soares |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinheiro, Bárbara Carine Soares |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rosa, Katemari Diogo da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Carlos Daniel Silva da |
Resumo: | Instrumento de reconhecimento da importância do estudo da história e cultura africana e afro-brasileira em todas as áreas do conhecimento, a Lei 10.639/2003, quando, seriamente cumprida, traz indagações teóricas, políticas e metodológicas para o ambiente escolar ao questionar o modelo branco de agir-pensar na educação formal básica. A aplicabilidade da lei em questão se mostra negligenciada, tendo como uma das justificativas, a ausência de materiais didáticos orientadores de práticas pedagógicas compromissadas com as diferenças étnico raciais. Dessa forma, o presente trabalho consiste em aplicar a Lei 10.639 no ensino de química por meio da elaboração de uma proposta didática (sequência didática) para ser trabalhada no ensino do conteúdo químico interação interpartículas ou intermoleculares com a temática cabelos crespos. Sendo o multiculturalismo o referencial teórico orientador do fazer pedagógico. |
Abstract: | Instrument of recognition of the importance of the study of African history and culture and Afro-Brazilian culture in all areas of knowledge, Law 10.639/2003, when, seriously fulfilled, brings theoretical, political and methodological questions for the school environment to the question the white model of acting-thinking in basic formal education. The applicability of the law in question is shown to be neglected, having as one of the justifications, the absence of didactic materials guiding pedagogical practices committed to the racial ethnic differences. Thus, the present work consists of applying the Law 10,639 in teaching chemistry through the elaboration of a didactic proposal (sequence didactic) to be worked on in the teaching of chemical content interparticle interaction or intermolecular with the curly hair theme. Since multiculturalism is the benchmark guiding theory of pedagogical practice. |
Palavras-chave: | Lei 10.639 Identidade Negra Cabelos Crespos Ensino de Química Didática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Química |
Citação: | SILVA, Elton Bernardo Santos da. Efetivando a Lei 10.639/2003 no ensino de química: proposta de mediação didática com a temática cabelos crespos. 2017. 77 f. TCC (Graduação em Química) Instituto de Química, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2017. |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36573 |
Data do documento: | 5-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Química |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- corrigido.finallllp.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso de Elton Bernardo Santos da Silva | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons